Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

TST debate limites ao controle do uso do banheiro

quarta-feira, 26 de agosto de 2026

Força

TST debate limites ao controle do uso do banheiro

TST debate limites ao controle do uso do banheiro durante a jornada, com participação de Miguel Torres em audiência pública sobre o Tema 117

 A audiência pública, convocada pelo ministro Agra Belmonte, reuniu diferentes posições para subsidiar a análise de incidente de recurso repetitivo relacionado diretamente ao Tema 117 e promoveu o debate sobre práticas de controle ou limitação do acesso ao banheiro durante a jornada e seus impactos sobre direitos fundamentais dos trabalhadores.

TST busca uniformizar entendimento

O ministro Agra Belmonte explicou que o Tribunal pretende uniformizar a interpretação jurídica sobre o tema, evitando decisões diferentes diante de situações trabalhistas semelhantes no país.

“O objetivo é justamente evitar que decisões judiciais sejam diferentes para casos idênticos, trazendo segurança jurídica”, afirmou Agra Belmonte, ministro do TST e relator da matéria.

Atualmente, o TST considera abusiva a restrição baseada em tempo ou frequência, mas ainda discute situações envolvendo comunicação prévia ou substituição temporária no posto de trabalho.

Além disso, o Tribunal avaliará se o controle configura automaticamente dano moral e se determinadas atividades produtivas podem exigir tratamento diferenciado diante de necessidades operacionais específicas.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, participou do debate, como um dos representantes da classe trabalhadora.

Saúde e dignidade

Durante sua participação, Miguel defendeu que necessidades fisiológicas básicas recebam respeito no ambiente profissional, sem restrições incompatíveis com saúde, dignidade e direitos dos trabalhadores.

“Ir ao banheiro durante o trabalho não pode ser tratado como privilégio. É uma questão de saúde e dignidade. Precisamos garantir condições de trabalho que respeitem as necessidades básicas de cada pessoa. O movimento sindical precisa estar presente onde decisões que afetam a vida de quem trabalha estão sendo discutidas”, disse o sindicalista.

Nesse sentido, o líder sindical ressaltou a importância da participação sindical nos espaços institucionais responsáveis por decisões capazes de influenciar diretamente as condições enfrentadas diariamente pelos trabalhadores.

Impactos na saúde

Durante o debate, o médico Roni Fernandes, representante da Sociedade Brasileira de Urologia, apresentou consequências da contenção das necessidades fisiológicas e possíveis impactos sobre trabalhadores.

De acordo Fernandes, não existe limite universal, definido em minutos, para esperar pelo banheiro, tampouco fundamento científico para estabelecer quantidade uniforme de idas durante cada jornada.

Além disso, gravidez, condições ginecológicas, doenças gastrointestinais, incontinência urinária, problemas urológicos, medicamentos, deficiências, comorbidades e idade podem aumentar individualmente a necessidade de utilizar sanitários.

A médica e pesquisadora Maria Maeno, da Fundacentro, também alertou para consequências físicas e psicológicas provocadas pela restrição das necessidades fisiológicas durante a atividade profissional.

“Além disso, você tem mudança de hábito e a pessoa passa a não beber muita água para não precisar ir ao banheiro”, afirmou Maria Maeno.

Sobre os impactos psicológicos dessas restrições, a pesquisadora ressaltou ainda como práticas empresariais dessa natureza podem atingir diretamente a percepção de dignidade dos trabalhadores afetados.

“Essa é uma das principais consequências. A pessoa tem desvalorizada a sua condição humana”, avaliou Maria Maeno ao abordar os efeitos sobre a saúde mental.

Veja a participação do presidente da Força Sindical, Miguel Torres:

Restrições aos trabalhadores

O procurador Leomar Daroncho, do Ministério Público do Trabalho, também criticou práticas que subordinam necessidades fisiológicas dos trabalhadores exclusivamente ao funcionamento e produtividade das empresas durante jornadas.

[Restringir o uso do banheiro] é transformar o ser humano numa peça de engrenagem. Tanto quanto a máquina, ele não pode interromper o que está fazendo”, afirmou.

Daroncho também chamou atenção para negociações coletivas que eventualmente autorizam restrições, relacionando esse cenário ao enfraquecimento enfrentado pelas organizações sindicais brasileiras depois da reforma trabalhista.

“Os sindicatos estão bastante fragilizados e, às vezes, para conseguir alguma vantagem econômica, até mesmo recomposição [salarial], acabam cedendo nessa e noutras demandas que vão contra a saúde do trabalhador no médio ou longo prazo”, avaliou o procurador do Ministério Público do Trabalho ao analisar os impactos dessas negociações coletivas.

As contribuições apresentadas durante a audiência pública ajudarão o TST a formular entendimento obrigatório, posteriormente aplicado pelos tribunais regionais e juízes trabalhistas brasileiros.

Leia também: Festival Sabores da Fazenda terá entrada gratuita em Mogi

Festival Sabores da Fazenda terá entrada gratuita em Mogi

Últimas de Força

Todas de Força
TST debate limites ao controle do uso do banheiro
Força 26 AGO 2026

TST debate limites ao controle do uso do banheiro

Festival Sabores da Fazenda terá entrada gratuita em Mogi
Força 26 AGO 2026

Festival Sabores da Fazenda terá entrada gratuita em Mogi

Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores
Força 26 AGO 2026

Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo
Força 26 AGO 2026

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1
Força 26 AGO 2026

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão
Força 25 AGO 2026

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas
Força 25 AGO 2026

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 25 AGO 2026

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU
Força 25 AGO 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical
Força 25 AGO 2026

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente
Força 25 AGO 2026

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias
Força 25 AGO 2026

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado
Força 25 AGO 2026

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil
Força 24 AGO 2026

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 24 AGO 2026

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan
Força 24 AGO 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF
Força 21 AGO 2026

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó
Força 20 AGO 2026

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1
Força 20 AGO 2026

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28
Força 20 AGO 2026

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas
Força 19 AGO 2026

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal
Força 18 AGO 2026

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical
Força 18 AGO 2026

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical

Metalúrgicos garantem PLR 2026 na Adelco e Cinpal
Força 18 AGO 2026

Metalúrgicos garantem PLR 2026 na Adelco e Cinpal

Sindest defende separação entre finanças e gestão em Santos
Força 18 AGO 2026

Sindest defende separação entre finanças e gestão em Santos

Sindicato dos Eletricitários SP sorteia benefícios e amplia parcerias
Força 18 AGO 2026

Sindicato dos Eletricitários SP sorteia benefícios e amplia parcerias

Jerônimo Rodrigues e Sintepav-BA acompanham obras no Rio Jequitinhonha
Força 18 AGO 2026

Jerônimo Rodrigues e Sintepav-BA acompanham obras no Rio Jequitinhonha

Metalúrgicos SP apresentam pauta salarial no dia 28
Força 18 AGO 2026

Metalúrgicos SP apresentam pauta salarial no dia 28

Sinpospetro RJ garante pagamentos atrasados na rede Metta
Força 17 AGO 2026

Sinpospetro RJ garante pagamentos atrasados na rede Metta

Sindicalistas debatem estratégias para eleições de 2026
Força 17 AGO 2026

Sindicalistas debatem estratégias para eleições de 2026

Aguarde! Carregando mais artigos...