Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Uberlândia (MG): Força e Governo do Estado inauguram CSAT em Uberlândia
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Força
A Força Sindical de Minas Gerais e o Governo do Estado, em convênio assinado com a Sedese, inauguraram na última quarta-feira (03-02) o Centro de Solidariedade e Apoio ao Trabalhador (CSAT), em Uberlândia, Triângulo Mineiro. Estiveram presente o vice-governador do estado, Professor Antônio Anastasia, a secretária de Desenvolvimento Social de Minas, Ana Lúcia Gazzola, o deputado federal João Bittar, os deputados estaduais Tenente Lúcio e Luiz Humberto Carneiro, o presidente da Força Sindical, Rogério Fernandes, e diversas lideranças sindicais e políticas de todo estado.
"O Governo de Minas tem já há muito tempo um convênio com a Força Sindical para intermediação e qualificação do emprego do trabalhador mineiro. Nós já temos uma unidade em Belo Horizonte, depois uma unidade em Contagem e, agora, em Uberlândia. Esta é uma das cidades que economicamente mais crescem, não só em Minas como em todo o Brasil. Então nós achamos fundamental que fosse aqui colocada essa unidade", afirmou o vice-governador Antônio Anastasia, que também elogiou a parceria de sucesso com a Força.
"É uma parceria muito positiva que o Governo do Estado tem, mostrando que não se governa sozinho. Então, fico feliz de fazer aqui essa visita e de assinar o convênio que vamos repassar agora por esse objeto os R$ 3 milhões para manutenção desse sistema de parceria com a Força Sindical", afirmou.
Para o presidente Rogério Fernandes, o CSAT terá grande importância para o mercado de trabalho do Triângulo. "Uberlândia é o coração de Minas. A cidade é responsável por 6% do PIB mineiro, tem mais de 20 mil empresas abertas e sentimos que é um mercado a ser explorado. Por isso, trouxemos para cá este serviço de recolocação, intermediação e qualificação de mão-de-obra. É mais uma grande vitória da Força Sindical trazer este centro para o Triângulo", afirmou o presidente.
Funcionamento e estrutura
O CSAT, primeiro fora da região metropolitana, está situado à Av. João Pinheiro, 860, Centro. A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O prédio de dois pavimentos está situado na região Central da cidade, próximo ao Terminal Rodoviário. Com 20 funcionários, a capacidade de atendimento é de 200 pessoas por dia em todos os serviços, totalizando cerca de quatro mil pessoas mês.
No primeiro andar serão instalados seis guichês de atendimento, alem da recepção, onde é feito o agendamento para os diversos serviços; requerimento de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, aulas de informática básica (duas ou três turmas por mês), curso de competências básicas para o trabalho (uma turma por semana). No segundo andar ficam as duas salas para os cursos, um auditório e uma sala para captação de vagas e pré-seleção.