O I Encontro das Mulheres Servidoras acontece em 9 de setembro de 2025, na sede da Força Sindical, em São Paulo, reunindo servidoras de todo o país.
O evento inicia às 9h e segue até 13h, promovendo debates sobre enfrentamento à violência de gênero e políticas públicas voltadas às mulheres.
Além disso, o encontro vai apresentar quatro painéis que abordam diferentes perspectivas sobre proteção, direitos, inclusão e igualdade, estimulando participação ativa e diálogo entre servidoras.
Durante os debates, especialistas irão compartilhar experiências e estudos, enquanto líderes sindicais irão debater estratégias e soluções para reduzir a violência de gênero no serviço público.
Maria Auxiliadora dos Santos, secretária nacional de Políticas para Mulheres e Gênero da Força Sindical, afirma:
“Este encontro fortalece redes de apoio e permite às servidoras articular estratégias eficazes contra a violência de gênero”.
Kátia Rodrigues (Katita), presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Sispesp) afirma que este encontro é uma grande oportunidade para troca de experiências, aprimorar conhecimento e dialogar também com as demais categorias, além das Servidoras.
“A participação ativa das servidoras é essencial para garantir direitos e inclusão em todos os setores”.
Os participantes vão receber certificado de participação, reforçando a importância da presença e engajamento no evento, além de valorizar o aprendizado e a troca de experiências.
O evento é gratuito, e as inscrições ocorrem online, garantindo ampla participação e representatividade de servidoras de diferentes setores e regiões de São Paulo.
Inscrições pelo link: https://forms.gle/UeNYv6qi512eNMTC9.
A realização fica a cargo da Secretaria Nacional do Setor Público da Força Sindical e da Diretoria de Assuntos da Mulher da CSPB, liderada por Katita e com apoio da Secretaria Nacional de Política para Mulher e Gênero da Força Sindical, liderada por Cristina Helena, presidente do Sindicato dos Servidores de Itapira.
Ademais, Cristina incentiva as servidoras a divulgarem o encontro, fortalecendo redes de apoio e conscientização sobre a urgência do debate sobre violência e políticas públicas.
“Será um espaço de reflexão, aprendizado e articulação, permitindo que as servidoras desenvolvam estratégias para enfrentar desafios e promover igualdade dentro do serviço público”, acrescenta a sindicalista.
Veja a seguir a programação do encontro:
Leia também: 3ª Conferência MetalMulheres será em setembro