Direção nacional dos Frentistas toma posse e defende empregos
Aguarde...
Enviado com sucesso!
HomeImprensaDireção nacional dos Frentistas toma posse e defende empregos
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
Imprensa
Direção nacional dos Frentistas toma posse e defende empregos
Tomou posse na última quarta (9) a nova diretoria da Federação Nacional (Fenepospetro) gestão 2020-24. Eleição ocorreu em 26 de novembro. Eusébio Luís Pinto Neto, presidente do Sindicato do Rio, foi reeleito pra presidir entidade. VIce será Francisco Soares de Souza (Chico dos Frentistas).
Crédito: Arquivo
Segundo Eusébio, a pauta da gestão inclui o combate ao desemprego, intensificado com a adoção de nova fonte energética, o autoserviço e a crise econômica. “São muito fatores que agravam ainda mais o desemprego na categoria. Além da chegada dos carros elétricos, muitos postos e lojas de conveniência fecharam”. A saída é a mobilização e participação dos frentistas. “É o momento do trabalhador fortalecer sua entidade pra fazer frente à crise”, diz.
Em setembro, a Federação Estadual de SP e a Fenepospetro aprovaram a fusão das entidades. Com isso, a Federação Nacional vai representar 60 Sindicatos de trabalhadores em todo o País. Há cerca de 500 mil na categoria.
Desafios – Para Luiz Arraes, futuro secretário de Finanças da Nacional, o desafio no próximo ano estará nas lutas sindicais. Uma das preocupações diz respeito à recusa dos representantes patronais em negociar novas Convenções Coletivas (CCT), situação que tem se repetido em várias cidades e regiões. “Com esse desgoverno e os patrões tentando retirar direitos a cada Campanha Salarial, nossa luta será dura”, prevê.
Segundo Arraes, os sindicalistas também estão atentos aos impactos da revolução tecnológica. “Estamos trabalhando pra garantir direitos e a saúde dos trabalhadores. No Rio de Janeiro, agora se pode pedir gasolina até pelo delivery. Esse é o cenário que vamos enfrentar”, comenta.