Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Imprensa

INSS suspende a análise de novos benefícios após reforma

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Imprensa

INSS suspende a análise de novos benefícios após reforma

Comunicado do instituto diz que requerimentos serão analisados após implantação de sistema

Quase um mês após a nova legislação previdenciária entrar em vigor e instituir regras mais duras para as aposentadorias e novos cálculos nos benefícios, o sistema do INSS não está adaptado para analisar os pedidos de segurados com as novas exigências.

Em comunicado distribuído para advogados previdenciários, o instituto diz que, "a fim de garantir o reconhecimento do melhor benefício e segurança no processo de concessão, os requerimentos com Data de Início do Benefício (DIB) a partir da data de vigência da Emenda (13/11/2019) serão analisados na medida que forem implantadas as novas regras e alterações de sistema".

O INSS, no entanto, não informou quando seu sistema estará pronto para analisar os benefícios pelas novas regras. Processos com data anterior à promulgação da reforma continuam sendo analisados e concluídos.

Quem esperou a reforma para se aposentar ou precisa pedir uma pensão por morte, por exemplo, pode fazer o requerimento pelo Meu INSS, mas terá que aguardar pela análise. Porém, se o benefício for concedido, segurados receberão os atrasados (que são as diferenças devidas). Há correção monetária para quem espera mais de 45 dias.

O INSS tem demorado até oito meses para avaliar um requerimento. Em São Paulo, 63.241 processos estavam em análise há mais de 45 dias em setembro, segundo o último Boletim Estatístico da Previdência Social.

"Todos que estão sem emprego e com direito ao benefício são diretamente afetados", afirma Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

"Como não há previsão de quando o sistema vai entrar no ar adaptado, quem precisa do benefício vai ter que esperar", diz Bramante.

Para não correr o risco de ter o pedido negado ou o INSS fazer exigências, o melhor é conferir se não faltam documentos antes de solicitar o benefício.

Sistema já funciona para auxílio-doença e salário-maternidade
O INSS confirmou que alguns sistemas precisam ser adaptados para as novas regras. O órgão diz que adequou a análise de vários benefícios, como salário-maternidade e auxílio-doença.

Segundo o governo, o auxílio representa a maior demanda regular do órgão. Para os outros casos, o órgão promete "rápida fase de adaptação".

Já com relação aos trabalhadores que têm direito adquirido (ou seja, completaram os requisitos antes do início da reforma), o INSS informa que, mesmo que o trabalhador tenha solicitado o benefício após a entrada em vigor das novas regras, mas adquiriu os direitos antes da promulgação, sua renda será calculada com as regras mais vantajosas.

O órgão não informou quantos benefícios estão pendentes de análise hoje.

A suspensão afeta quem está aguardando o benefício para ter uma renda. Mesmo que a concessão traga atrasados, o valor que deixou de ser pago por mês pode afetar a renda familiar. A pensão tem a data da morte do segurado como referência para o novo cálculo.

Adaptação de sistema | análise pelas novas regras suspensa
Comunicado distribuído pelo INSS para advogados informa que requerimentos com DIB (Data de Início do Benefício) a partir de 13/11/2019 serão analisados na medida em que forem implantadas as novas regras e alterações de sistema
O INSS, no entanto, não informa quando seu sistema estará adaptado para aplicar a nova legislação

Novas regras

A nova legislação previdenciária está valendo desde o dia 13 de novembro de 2019, quando a reforma da Previdência foi publicada no "Diário Oficial da União"
O segurado que já cumpria os requisitos para acesso aos benefícios até o dia 12 de novembro de 2019 tem direito ao cálculo feito antes da reforma da Previdência, mesmo que o pedido seja feito agora
Neste caso, o INSS afirma que os processos podem ser concluídos normalmente com aplicação das regras até então vigentes
O instituto considera que, nesse contexto, não haverá prejuízo ao fluxo de análises dos requerimentos, considerando que ainda restam benefícios anteriores à Emenda Constitucional para serem analisados

Benefícios em análise, segundo dados de setembro de 2019

BRASIL

Total: 879.467 benefícios
Com espera de até 45 dias: 286.466
Com espera superior a 45 dias*: 593.001
*Neste caso, se o benefício é concedido, o valor tem correção monetária

Em São Paulo, são 104.662 benefícios em análise

60% esperam mais de 45 dias para serem analisados
Como pedir a aposentadoria

Acesse o Meu INSS pelo aplicativo ou por meio do site meu.inss.gov.br
Quem ainda não tem senha de acesso terá de fazer o cadastro
Responda todas as questões com atenção. Elas irão direcionar o pedido
A documentação necessária para comprovar o direito ao benefício deve ser anexada no site, obedecendo as regras de formatação
A adaptação

O site do INSS ainda não está calculando todos os benefícios pelas novas regras
O instituto garante, no entanto, que os sistemas do INSS reconhecerão qual o melhor benefício devido ao segurado, seja pelas regras antigas, seja pelas novas
O INSS afirma que salário-maternidade e auxílio-doença já foram adaptados e estão em regular funcionamento
Segundo advogados, o segurado receberá os atrasados pelo tempo de espera caso o benefício seja concedido

Simulação
O serviço de "Simulação de Aposentadoria" do Meu INSS, pelo qual antes era possível consultar o tempo que faltava para se aposentar por idade ou por tempo de contribuição, está temporariamente indisponível

Fonte: Agora SP

Últimas de Imprensa

Todas de Imprensa
Câmara aprova Convenção 190 contra assédio no trabalho
Imprensa 4 SET 2026

Câmara aprova Convenção 190 contra assédio no trabalho

STIEESP celebra 81 anos de luta pelos eletricitários
Força 4 SET 2026

STIEESP celebra 81 anos de luta pelos eletricitários

Metalúrgicas reforçam ações do Setembro Amarelo
Força 4 SET 2026

Metalúrgicas reforçam ações do Setembro Amarelo

Sinpospetro-RJ mantém luta por reajuste na Campanha 2026
Força 4 SET 2026

Sinpospetro-RJ mantém luta por reajuste na Campanha 2026

Centrais comemoram avanço das 40 horas no Senado
Força 4 SET 2026

Centrais comemoram avanço das 40 horas no Senado

Sintepav-BA fortalece atuação em sete municípios baianos
Força 4 SET 2026

Sintepav-BA fortalece atuação em sete municípios baianos

Trabalhadores da saúde protestam e cobram valorização
Força 4 SET 2026

Trabalhadores da saúde protestam e cobram valorização

Químicos de Suzano iniciam assembleias da Campanha Salarial
Força 3 SET 2026

Químicos de Suzano iniciam assembleias da Campanha Salarial

Escola Sinthoresp prepara parceria com Francisco Pio
Força 3 SET 2026

Escola Sinthoresp prepara parceria com Francisco Pio

FETIASP acompanha avanço pelo fim da escala 6×1
Força 3 SET 2026

FETIASP acompanha avanço pelo fim da escala 6×1

Sinthoresp reforça treinamento das equipes de limpeza
Força 3 SET 2026

Sinthoresp reforça treinamento das equipes de limpeza

Repórter Sindical recebe Serginho para debate trabalhista
Força 3 SET 2026

Repórter Sindical recebe Serginho para debate trabalhista

Após vitória na CCJ, mobilização mira plenário do Senado
Força 3 SET 2026

Após vitória na CCJ, mobilização mira plenário do Senado

Escala 6×1 piora saúde mental para 67%, aponta pesquisa
Força 3 SET 2026

Escala 6×1 piora saúde mental para 67%, aponta pesquisa

A pressão no Senado continua!
Palavra do Presidente 3 SET 2026

A pressão no Senado continua!

Nota de Pesar – Jumar Batista da Silva
Força 3 SET 2026

Nota de Pesar – Jumar Batista da Silva

Miguel Torres celebra vitória na CCJ e mira plenário
Força 2 SET 2026

Miguel Torres celebra vitória na CCJ e mira plenário

CCJ do Senado aprova texto-base favorável ao fim da escala 6×1
Imprensa 2 SET 2026

CCJ do Senado aprova texto-base favorável ao fim da escala 6×1

CSPB: 68 anos de lutas em prol dos servidores públicos
Palavra do Presidente 2 SET 2026

CSPB: 68 anos de lutas em prol dos servidores públicos

Miguel Torres defende valorização dos servidores públicos
Força 2 SET 2026

Miguel Torres defende valorização dos servidores públicos

CSPB celebra 68 anos de lutas em defesa dos servidores
Força 2 SET 2026

CSPB celebra 68 anos de lutas em defesa dos servidores

Centrais buscam apoio no Senado pelo fim da escala 6×1
Força 2 SET 2026

Centrais buscam apoio no Senado pelo fim da escala 6×1

Miguel Torres reforça mobilização por 40 horas e fim da 6×1
Força 2 SET 2026

Miguel Torres reforça mobilização por 40 horas e fim da 6×1

Sinpospetro RJ vai à sexta rodada com categoria mobilizada
Força 2 SET 2026

Sinpospetro RJ vai à sexta rodada com categoria mobilizada

Frentistas encerram assembleias e cobram aumento real
Força 1 SET 2026

Frentistas encerram assembleias e cobram aumento real

Mobilização no Congresso reforça luta pelo fim da escala 6×1
Força 1 SET 2026

Mobilização no Congresso reforça luta pelo fim da escala 6×1

Frentistas do Rio retomam negociação da campanha salarial
Força 1 SET 2026

Frentistas do Rio retomam negociação da campanha salarial

Trabalhadores da Saúde confirmam paralisação em São Paulo
Força 1 SET 2026

Trabalhadores da Saúde confirmam paralisação em São Paulo

Centrais publicam anúncio por jornada menor e pelo fim da 6×1
Imprensa 1 SET 2026

Centrais publicam anúncio por jornada menor e pelo fim da 6×1

Serginho recebe Título de Cidadão Paulistano
Força 1 SET 2026

Serginho recebe Título de Cidadão Paulistano

Aguarde! Carregando mais artigos...