Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Imprensa
Trabalhador vai recuperar tempo de viver com redução da jornada
segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Imprensa
Estudo de Daniela Giannini destaca que o fim da escala 6×1 pode reverter danos da Reforma Trabalhista e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores
Trabalhador vai recuperar tempo de viver com redução da jornada
A Reforma Trabalhista de 2017 flexibilizou a jornada para atender às demandas do capital, enfraquecendo a função de limitar o poder patronal sobre o tempo de trabalho.
Entretanto, a pandemia reacendeu o debate sobre reduzir a jornada, impulsionando movimentos sociais e propostas como o fim da escala 6×1, que impõe seis dias seguidos de trabalho.
Segundo Daniela Macia Ferraz Giannini, essa mobilização simboliza uma revalorização do tempo livre e da convivência, contrapondo a despadronização imposta pelo mercado contemporâneo.
A proposta da PEC 8/2025, de Érika Hilton, busca fixar a jornada semanal em 36 horas, com quatro dias de trabalho e três de descanso consecutivos.
Giannini ressalta que essa mudança pode reduzir transtornos mentais e doenças ocupacionais, além de reequilibrar a relação entre vida profissional e pessoal.
Ao propor a extinção da escala 6×1, o movimento “Vida Além do Trabalho” recoloca na agenda pública o direito ao descanso e à autonomia sobre o próprio tempo.
A autora conclui que a redução da jornada é também uma luta civilizatória, necessária para construir um modelo de sociedade que valorize a vida além do trabalho
Leia também: Redução da jornada é vital para juventude brasileira