Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Juventude
Compreender as mudanças
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Juventude
"Deve-se levar em consideração a vivência da pessoa, e não apenas considerar a faixa etária", declarou Antonio Dantas, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e representante da Força Sindical na coordenação Colegiado do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
Na opinião de Dantas, "o movimento sindical perdeu parte do seu poder de mobilização porque não se deu conta de que sua categoria se renovou e fi cou mais jovem. A responsabilidade de compreender as mudanças comportamentais, bem como do perfi l do trabalhador, é fundamental, além de saber responder com ações para que os trabalhadores se sintam contemplados e inseridos no processo.
Isso quando olhamos só para os trabalhadores, porque quando ampliamos o olhar para a sociedade e, em particular, para os jovens, a responsabilidade aumenta, pois entendo que nesse caso devemos ampliar as ações e procurarmos discutir com as empresas a sua responsabilidade social privada e seu compromisso com aquela comunidade à qual ela pertence".
Segundo Dantas, os trabalhadores tem grande potencial de transformação da sociedade. "Eu defendo a renovação na ação do movimento sindical, precisamos encontrar formas de participação nos espaços democráticos existentes. Muitas vezes ficamos correndo atrás de uma ou outra vaga nos cargos efetivos das diretorias, mas para representar o sindicato ou a categoria, essa representação pode ser nos cargos de suplência. Também, é fundamental que os sindicatos respeitem os jovens, aqueles que participam, de fato, devem ser fortalecidos.
O bom-senso mostra que aquele jovem designado para acompanhar determinado assunto seja o mesmo a comparecer às discussões realizadas em outros espaços, ou seja, deve ir para locais diferentes quem tem conhecimento do processo.