Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
15 JUL 2024

Imagem do dia

[caption id="attachment_63290" align="aligncenter" width="700"]Centrais e ministro do Trabalho falam sobre igualdade salarial entre homens e mulheres Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] As Centrais celebram um ano da lei de igualdade - lei 14.611, importante instrumento de promoção de justiça social e cidadania, durante um encontro realizado, nesta segunda-feira (15), na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O encontro contou com a participação do Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e o movimento sindical representado pelas centrais sindicais. Pelo governo, participaram o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi e a secretária da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), Rosane da Silva. [caption id="attachment_63330" align="aligncenter" width="700"]Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho Dirigentes sindicais Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Conselhão) e foi dividido em dois momentos, um com a participação de representantes do setor empresarial. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defendeu mais oportunidades para as trabalhadoras, além da igualdade salarial que já representa um avanço e que precisa se “transformar em uma realidade”.

"Vamos debater ações para que a Lei da Igualdade seja cada vez uma realidade no mercado de trabalho e também como aumentar as oportunidades de trabalho para as mulheres".
O sindicalista destacou a realização, no próximo dia 27 de julho, da 2ª Conferência Nacional MetalMulheres, na sede da Força Sindical, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z976LVzcOU8 A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos ressalta que as centrais sindicais defendem que nas negociações coletivas todas as categorias coloquem na pauta a igualdade de oportunidades e a igualdade salarial. “As negociações coletivas das categorias precisam ter em suas pautas de reivindicações essa luta para diminuir cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres", afirma a sindicalista.

Relatórios

Os relatórios elaborados, em parceria, pelo Ministério do Trabalho e das Mulheres apresentam um levantamento fornecido pelas empresas com as diferenças salarias dentro do quadro de funcionários. É “Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios” que serve de base para que o movimento sindical lutar para fazer valer a Lei da Igualdade. De acordo com a lei, empresas com 100 ou mais funcionários ficam obrigadas a divulgar a cada seis meses, em março e setembro, esses dados. Além de enviar os dados ao MTE, as empresas também devem publicar os relatórios em seus sites, nas redes sociais, ou fazendo por meio de canais que garantam a ampla divulgação para empregados, colaboradores e público em geral. Caso constatada a desigualdade salarial entre mulheres e homens, o MTE irá notificar a empresa, para que elabore, em 90 dias, um plano de ação com medidas a serem adotadas.

Governo

No encontro, o ministro Luiz Marinho citou os desafios enfrentados para garantir não apenas a igualdade salarial, mas também a igualdade de acesso às oportunidades.
“Temos que aprofundar esse debate cada vez mais. Quando falamos do desafio da igualdade salarial, suponho também a falta de igualdade no acesso às oportunidades”. Ele citou, como exemplo de desafio a falta de creches. “A ausência de creches para as famílias já é uma restrição à igualdade”, disse.
A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, destacou a participação das mulheres na sociedade e reforçou a importância da igualdade de acesso às oportunidades.
”Uma coisa que acho importante é que as mulheres não precisam só participar de pautas que dizem respeito às mulheres. Temos que participar de tudo(…) e quero lembrar que se não fosse a maioria das mulheres, talvez o presidente Lula não tivesse assumido aquela cadeira”, disse citando que há dados que mostram que as mulheres foram fundamentais nas eleições."

A lei da igualdade

A lei estabelece diretrizes para que homens e mulheres tenham equiparação salarial no país. Ainda hoje, elas ganham cerca de 22% menos que homens nas mesmas funções, estão, em sua maioria, nas profissões com maior dificuldade de ascensão profissional, além de carregarem as reponsabilidades com os cuidados da casa e com filho, idosos, pessoas com deficiências, ou seja, exercem a chamada dupla jornada. Dados do Dieese mostram que, no mercado de trabalho, as mulheres ocupam apenas 45,8% dos cargos de Liderança. Considerando o recorte racial, mulheres negras representam apenas 9,5% destes cargos. A remuneração média das mulheres nesses cargos é 25% inferior à remuneração dos homens. Além disso, ao se analisar o recorte racial, verifica-se que a remuneração média das mulheres negras (pretas e pardas) é, em média, 38% inferior a remuneração do bancário branco do sexo masculino. Leia também: Setor de Serviços fica estável em maio, diz IBGE

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Juventude

Mais de 12 milhões de jovens estão com nome sujo no Brasil

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Juventude

Mais de 12 milhões de jovens estão com nome sujo no Brasil

Quase metade dos brasileiros (46%) entre 25 e 29 anos está inadimplente
jovens inadimplentesCrédito: Divulgação
Quase metade (46%) dos jovens brasileiros, entre 25 e 29 anos, está inadimplente. É o que apontam os dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Já entre os que têm idade de 18 a 24 anos, a proporção é de 19%. Somados, os dois grupos representam cerca de 12,5 milhões de pessoas.
 
Para o especialista em risco e recuperação de créditos do grupo de cobranças Cercred, Alessandre Sibinelli, os principais motivos para o endividamento entre os jovens são: falta de planejamento financeiro, crescimento do desemprego e redução da renda per capita (por pessoa).
 
Em indicadores da empresa, as dívidas com bancos (principalmente cartão de crédito) aparecem em primeiro lugar, com 45%, diretamente relacionadas a itens de consumo, como vestuário, cosméticos e lazer. Em segundo, aparecem os débitos com comércio (cartões de lojas), que são responsáveis por 30% das inadimplências dessa faixa etária. Em seguida, vêm os gastos com telefonia celular (15%) e outros itens (10%), a exemplo de educação, água, luz e moradia.
— Um grande problema é que as pessoas utilizam o limite dos cartões como receita financeira extra e o não pagamento de um ou mais cartões só fará aumentar o endividamento e afetar a capacidade de honrar com compromissos — opinou Alexandre.
 
O especialista ainda recomenda evitar compras por impulso, reservar 10% da renda mensal para despesas emergenciais e, para quem já está negativado, negociar valores que consiga pagar, mesmo que sejam necessários prazos mais longos de parcelamento.
Segundo dados da CNDL e do SPC Brasil, o volume de consumidores com restrição no CPF cresceu 4,31% na comparação entre julho deste ano e de 2017. Ao todo, o país fechou o último mês com 63,4 milhões de negativados, ou seja, 41% da população adulta.
 
A taxa de inadimplência entre pessoas físicas avançou 1,47% na comparação anual. O crescimento mais expressivo, de acordo com a estatística por setor, foi o das contas de serviços básicos, como água e luz, que tiveram alta registrada de 7,66% na comparação entre o mês de julho de 2017 e de 2018. Em seguida, aparece o número de dívidas bancárias, incluindo cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos e seguros, que subiu 6,90%.
 
Fonte: Site jornal O Globo

Últimas de Juventude

Todas de Juventude
CNTM debate valorização das negociações coletivas com participação Uallace Lima, secretário do MDCI
Força 14 AGO 2024

CNTM debate valorização das negociações coletivas com participação Uallace Lima, secretário do MDCI

Igualdade de Gênero é tema de Roda de Conversa na Fequimfar
Força 14 AGO 2024

Igualdade de Gênero é tema de Roda de Conversa na Fequimfar

Vídeos 14 AGO 2024

Fake News é ameaça constante à democracia

Sindnapi: Circuito de Pesca em homenagem a João Inocentini
Força 13 AGO 2024

Sindnapi: Circuito de Pesca em homenagem a João Inocentini

Entidades sindicais fazem ato no sábado (14) pela Revisão da Vida Toda
Força 13 AGO 2024

Entidades sindicais fazem ato no sábado (14) pela Revisão da Vida Toda

Reforma Tributária em destaque no retorno das atividades do Congresso
Força 13 AGO 2024

Reforma Tributária em destaque no retorno das atividades do Congresso

Por um debate além da isenção da contribuição previdenciária e do FGTS
Artigos 12 AGO 2024

Por um debate além da isenção da contribuição previdenciária e do FGTS

Agentes da Saúde SP se mobilizam por reajuste salarial
Força 12 AGO 2024

Agentes da Saúde SP se mobilizam por reajuste salarial

O movimento sindical de base e o seu poder
Artigos 12 AGO 2024

O movimento sindical de base e o seu poder

Cresce sindicalização na base metalúrgica de Guarulhos
Força 12 AGO 2024

Cresce sindicalização na base metalúrgica de Guarulhos

TST elege nova direção, nesta segunda (12), para o biênio 2024-2026
Imprensa 12 AGO 2024

TST elege nova direção, nesta segunda (12), para o biênio 2024-2026

Vídeos 12 AGO 2024

Revisão da Vida Toda JÁ

Wilson Simonal canta: Tributo a Martin Luther King
Força 9 AGO 2024

Wilson Simonal canta: Tributo a Martin Luther King

Metalúrgicos de Osasco: Minidocumentário dá voz as vítimas da Multitener
Força 9 AGO 2024

Metalúrgicos de Osasco: Minidocumentário dá voz as vítimas da Multitener

Metalúrgicos de SP e Mogi elegem Chapa 1 – “A Luta faz a Lei”, liderada por Miguel Torres
Força 9 AGO 2024

Metalúrgicos de SP e Mogi elegem Chapa 1 – “A Luta faz a Lei”, liderada por Miguel Torres

Curso de capacitação do SINPOSPETRO-RJ promove a integração com a categoria
Força 9 AGO 2024

Curso de capacitação do SINPOSPETRO-RJ promove a integração com a categoria

Definida manifestação na Z/L em prol das “Calçadas Seguras”
Força 8 AGO 2024

Definida manifestação na Z/L em prol das “Calçadas Seguras”

Ponto de vista sindical
Artigos 8 AGO 2024

Ponto de vista sindical

Conselho Curador define distribuição de lucros do FGTS, nesta quinta
Imprensa 8 AGO 2024

Conselho Curador define distribuição de lucros do FGTS, nesta quinta

MTE resgata dois trabalhadores domésticos no Vale do Sinos no RS
Imprensa 7 AGO 2024

MTE resgata dois trabalhadores domésticos no Vale do Sinos no RS

18 anos da Lei Maria da Penha – Avanços e Desafios
Artigos 7 AGO 2024

18 anos da Lei Maria da Penha – Avanços e Desafios

Vice-presidente da Força fala sobre crescimento da indústria no Faixa Livre
Força 7 AGO 2024

Vice-presidente da Força fala sobre crescimento da indústria no Faixa Livre

O sindicalismo e a arena digital
Artigos 7 AGO 2024

O sindicalismo e a arena digital

Sindicalismo de olho nas pautas trabalhistas do Congresso para o 2º semestre
Imprensa 7 AGO 2024

Sindicalismo de olho nas pautas trabalhistas do Congresso para o 2º semestre

Salários dos frentistas; tabela está disponível no site para a categoria
Força 7 AGO 2024

Salários dos frentistas; tabela está disponível no site para a categoria

STF reconhece vínculo de entregador de aplicativo com empresa
Imprensa 7 AGO 2024

STF reconhece vínculo de entregador de aplicativo com empresa

Dieese aponta: Cesta básica cai em 17 capitais
Imprensa 7 AGO 2024

Dieese aponta: Cesta básica cai em 17 capitais

Sindicato negocia e trabalhadores da CPFL Piratininga aprovam Acordo Coletivo
Força 6 AGO 2024

Sindicato negocia e trabalhadores da CPFL Piratininga aprovam Acordo Coletivo

Continuam agressões a servidores municipais de Santos
Força 6 AGO 2024

Continuam agressões a servidores municipais de Santos

Químicos de Lorena promovem mais uma edição da Copa Sindical de Futebol Society
Força 6 AGO 2024

Químicos de Lorena promovem mais uma edição da Copa Sindical de Futebol Society

Aguarde! Carregando mais artigos...