Imagem do dia
[caption id="attachment_64975" align="aligncenter" width="1024"] Reunião on-line sobre as negociações da questão dos trabalhadores em aplicativos[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Mulher
Metalúrgicas discutem violência contra a mulher e direitos humanos
sexta-feira, 9 de março de 2007
Mulher
Entre palestrantes das convidada(o)s para o evento, a coordenadora da Casa Sofia, senhora Celina Gricoleto, falou sobre os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, iniciados no domingo. Neste ano, a campanha busca informar sobre as determinações contidas na Lei Maria da Penha, que pune com rigor os responsáveis por agressões às mulheres.
Para marcar sua participação na campanha, as 90 participantes desataram nós de suas mãos e tiraram mordaças de suas bocas, em sinal de repúdio ao silêncio frente às agressões e em solidariedade às vítimas. Ao final, soltaram balões vermelhos para marcar a luta contra a violência.
As participantes também questionaram o segundo sargento César, representante do 14º batalhão da Polícia Militar, sobre o atendimento às vítimas de violência e as conseqüências das agressões para as crianças.
As metalúrgicas se informaram ainda sobre os novos direitos conquistados na campanha salarial deste ano, que trazem avanços às mulheres, referentes a amamentação, licença-maternidade, entre outros. As conquistas e a organização das companheiras – sintetizada na organização do coletivo de mulheres – fez com que a secretária Nacional da Mulher da Força Sindical, Neuza Barboza, anunciasse que as metalúrgicas de Osasco serão as primeiras a participar do programa pelo trabalho decente da central.
O debate contou ainda com as explicações sobre formas de transmissão e de prevenção em relação às DST/Aids, feitas pela ginecologista e obstetra Thaíse Moura.
Essa foi a última atividade para mulheres do cronograma do Sindicato para este ano (2007). "Saímos muito vitoriosas da campanha salarial e de todas as atividades deste ano, que serviram para fortalecer e ampliar a luta das mulheres, mostrar que nos organizamos para atuar em relação a problemas que não são só da categoria", avalia a diretora Gleides Sodré.
Esse foi o primeiro evento organizado pelo Mulheres Sindmetal, coletivo composto por metalúrgicas, que escolheram convidar representantes de entidades e do poder público para participar de uma mesa redonda com as trabalhadoras.
2007
A Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres da Força Sindical, em continuidade à parceria com a Agende-Ações em Gênero ,Cidadania e Desenvolvimento, solicitou o engajamento de todas as entidades na "Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" (que é um resultado do Protocolo CEDAW – Comitê sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher) o qual vem sendo monitorado desde o ano de 2001.