Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Mulher
Peruíbe (SP): Encontro Estadual EAA propõe ações de políticas públicas para a mulher
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Mulher
O 6° Encontro Estadual da Mulher EAA, realizado pela Secretaria de Assuntos da Mulher, Criança e Adolescente da Federação dos Empregados de Agentes Autônomos (FEAAC) nos dias 21, 22 e 23 de maio em Peruíbe, definiu ações e propostas de políticas públicas voltadas à mulher nas áreas da saúde, educação, mercado de trabalho, cidadania, entre outras. O evento reuniu trabalhadoras das várias categorias representadas pelos sindicatos filiados à Federação. Entre as propostas conjuntas da FEAAC e dos SEAACs estão:
• Creche 24 horas – Elaboração de proposta a ser encaminhada às prefeituras para criação de creches 24 horas para o atendimento dos filhos das trabalhadoras.
• Gênero e Educação – Realizar uma campanha junto às prefeituras e Câmaras Municipais, Assembléia Legislativa e Governo do Estado para introdução da discussão das questões de gênero no currículo escolar.
• Saúde da Mulher – Fazer gestão junto à Assembléia Legislativa para melhorar a qualidade e a rapidez no atendimento do serviço público de saúde.
• Abono de faltas para participação em cursos, congressos e seminários das entidades sindicais – Propor projeto de lei que estabeleça que as escolas e universidades abonem faltas dos trabalhadores (as) para participação em cursos, congressos e seminários das entidades sindicais.
• Primeiro Emprego e inserção no mercado de trabalho – Elaborar um projeto para o primeiro emprego e inserção da mulher no mercado de trabalho.
• Incentivar a criação de Conselhos Municipais de Direitos das Mulheres – nas cidades onde os Seaacs possuem sedes e sub-sedes no Estado de São Paulo.
No documento também foram assinaladas propostas para as convenções coletivas das diversas categorias, como a ampliação do auxílio creche para crianças até 6 anos e 11 meses, licença de 45 dias para os casos de aborto, garantia de emprego para trabalhadoras com doenças relacionadas à saúde da mulher durante o período de tratamento, subsídio de 50% para cursos de capacitação, cursos técnicos e de graduação e participação de 50% de mulheres nas mesas de negociação.
O encontro teve uma palestra com socióloga e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Americana (gestão 2009/2010), Daniela Sanches Carrara.
Além dos debates e propostas, durante os três dias do encontro as participantes tiveram atividades culturais e de lazer, além de cuidados nas áreas de saúde e beleza. Foram realizados testes de glicemia e medição de pressão arterial e oficinas de maquiagem, além de danças Circulares com a arte educadora Mairany Gabriel. “O evento cumpriu seus objetivos e teve efetiva participação das trabalhadoras”, afirma Helena Ribeiro da Silva, diretora da Secretaria de Assuntos da Mulher, Criança e Adolescente da FEAAC.