Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Mulher
Peruíbe (SP): Trabalhadoras da categoria do Seaac participaram do 6º Encontro estadual da Mulher da Seaac
terça-feira, 1 de junho de 2010
Mulher
Foi realizado o 6º Encontro Estadual da Mulher EAA (SEAAC´s) em Peruíbe, que foi organizado pela sindicalista Helena Ribeiro da Silva, Secretária de Assuntos dos Direitos da Mulher, Criança e Adolescente da FEAAC.As dirigentes sindicais cuidaram da saúde, tiveram aulas de beleza e se submeteram a testes de glicemia e medição de pressão arterial. Uma oficina de maquiagem, com profissionais da rede O Boticário, ensinou as trabalhadoras como fazer a maquiagem do dia-a-dia.
Foram sorteados vários brindes com Kits especiais para as participantes, além dos profissionais na área de salão de beleza que fizeram transformações nas trabalhadoras. Houve momentos marcantes com as Danças Circulares., proporcionados por profissionais Terapeutas, dança esta que permite uma reorganização pessoal e ajuda a perceber a importância dos elos de confiança”. Completando as atividades, um grupo de trabalhadoras realizou uma encenação teatral abordando a vida da mulher, a família e o sindicato.
Esteve presente no local o Sr. Luiz Antônio de Medeiros, ex- secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, e Maria Auxiliadora dos Santos, diretora da Secretaria de Políticas da Mulher da Força Sindical, “Este é um evento muito importante para o movimento sindical”, disse Medeiros. “A FEAAC e os SEAACs estão na vanguarda na participação das mulheres no meio sindical”, avaliou. “Muitas categorias, mesmo tendo em sua maioria mulheres, ainda não têm mulheres como presidente e diretoras dos sindicatos”.
Já Maria Auxiliadora destacou a importância da união na batalha pelos direitos das mulheres. “Tivemos avanços, mas ainda há muito por fazer, como a questão da licença maternidade, que foi ampliada para 180 dias, mas ainda não é lei, a questão da creches nos ambientes de trabalho e da violência”, afirmou. “É um trabalho árduo e nosso trabalho é discutir com cada sindicato para que coloquem as mulheres nos cargos decisivos.”
As trabalhadoras assistiram a uma palestra com a socióloga Daniela Carrara, que relatou as reivindicações apontadas pelas trabalhadoras nos encontros regionais, realizados em todo o Estado de São Paulo, onde a mesma, citou como exemplo as vereadoras de Araçatuba, Edna Flor, Durvalina Garcia e Tieza Marques, que apóiam e lutam em projetos em prol da Mulher, da Criança e do Adolescente.
Houve várias citações referente as nobres vereadoras, entre elas a instalação do Centro de Referencia em Araçatuba para as mulheres que sofrem violências domesticas etc. Para Damião Brito – Presidente do SEAAC de Araçatuba, “é muito gratificante chegarmos a um Evento Estadual e termos vereadoras de nossa cidade citada como exemplo nas lutas em defesa dos direitos das mulheres” onde o mesmo recebeu kits para serem entregue as nobres vereadoras.
No final foram organizados grupos de trabalho para discussão em torno da participação da mulher no espaço público e nos sindicatos e da violência contra a mesma, onde foram elaborado um documento para propostas de ações conjuntas Sindicatos e Federações para realizar juntas às autoridades Municipais, Estaduais e Federais, documento este que será encaminhado através da Srª Simone Cristina Clymaco Todisquini, funcionária do SEAAC que foi organizadora da delegação de Araçatuba.
ADRIANA P. DOS SANTOS PARRO
Secretária da Mulher – SEAAC Araçatuba
. As trabalhadoras participantes do Evento, organizado pela Srª HELENA RIBEIRO DA SILVA, Secretária de Assuntos dos Direitos da Mulher, Criança e Adolescente da FEAAC, o evento ocorreu na Colônia de Férias da entidade, onde as participantes puderam cuidar da saúde, ter aulas de beleza, foram realizados testes de glicemia e medição de pressão arterial. Uma oficina de maquiagem, com profissionais da rede O Boticário, ensinou as trabalhadoras como fazer a maquiagem do dia-a-dia. Foram sorteados vários brindes com Kits especiais para as participantes, além dos profissionais na área de salão de beleza que fizeram transformações nas trabalhadoras. Houve momentos marcantes com as Danças Circulares., proporcionados por profissionais Terapeutas, dança esta que permite uma reorganização pessoal e ajuda a perceber a importância dos elos de confiança”. Completando as atividades, um grupo de trabalhadoras realizou uma encenação teatral abordando a vida da mulher, a família e o sindicato.
Esteve presente no local o Sr. Luiz Antônio de Medeiros, ex- secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, e Maria Auxiliadora dos Santos, diretora da Secretaria de Políticas da Mulher da Força Sindical, “Este é um evento muito importante para o movimento sindical”, disse Medeiros. “A FEAAC e os SEAACs estão na vanguarda na participação das mulheres no meio sindical”, avaliou. “Muitas categorias, mesmo tendo em sua maioria mulheres, ainda não têm mulheres como presidente e diretoras dos sindicatos”. Já Maria Auxiliadora destacou a importância da união na batalha pelos direitos das mulheres. “Tivemos avanços, mas ainda há muito por fazer, como a questão da licença maternidade, que foi ampliada para 180 dias, mas ainda não é lei, a questão da creches nos ambientes de trabalho e da violência”, afirmou. “É um trabalho árduo e nosso trabalho é discutir com cada sindicato para que coloquem as mulheres nos cargos decisivos.” As trabalhadoras assistiram a uma palestra com a socióloga Daniela Carrara, que relatou as reivindicações apontadas pelas trabalhadoras nos encontros regionais, realizados em todo o Estado de São Paulo, onde a mesma, citou como exemplo as vereadoras de Araçatuba, Edna Flor, Durvalina Garcia e Tieza Marques, que apóiam e lutam em projetos em prol da Mulher, da Criança e do Adolescente. Houve várias citações referente as nobres vereadoras, entre elas a instalação do Centro de Referencia em Araçatuba para as mulheres que sofrem violências domesticas etc. Para Damião Brito – Presidente do SEAAC de Araçatuba, “é muito gratificante chegarmos a um Evento Estadual e termos vereadoras de nossa cidade citada como exemplo nas lutas em defesa dos direitos das mulheres” onde o mesmo recebeu kits para serem entregue as nobres vereadoras.
No final foram organizados grupos de trabalho para discussão em torno da participação da mulher no espaço público e nos sindicatos e da violência contra a mesma. Foi elaborado um documento de propostas de ações conjuntas Sindicatos e Federações a serem realizadas junto às autoridades Municipais, Estaduais e Federais, documento este que será encaminhado através de Simone Cristina Clymaco Todisquini, funcionária do SEAAC que foi organizadora da delegação de Araçatuba.
ADRIANA P. DOS SANTOS PARRO
Secretária da Mulher – SEAAC Araçatuba