Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Paulo Pereira da Silva
Centrais ampliam unidade para o reajuste dos aposentados
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Paulo Pereira da Silva
Apesar das dificuldades, as centrais sindicais conseguiram ampliar a unidade em torno das propostas de reajuste do salário mínimo e das aposentadorias e pensões para quem recebe acima do mínimo.
Inclusive, já solicitamos ao presidente Lula uma reunião ainda este ano para debater a elaboração de duas medidas provisórias sobre estes dois assuntos.
Depois das medidas provisórias, será preciso a aprovação de legislação específica garantindo a recuperação do mínimo até o ano de 2023, assim como uma lei que estabeleça normas para a recuperação dos benefícios das aposentadorias e pensões, cujos valores ultrapassem o mínimo.
Queremos que o reajuste leve em conta a variação do INPC do ano anterior, mais 80% do PIB dos dois anos passados. É importante destacar ainda que as centrais e os sindicatos dos aposentados fecharam questão contra o fator previdenciário, contra a exigência de idade mínima para as aposentadorias e contra a média curta para cálculo do benefício.
Estamos convencidos que vamos fechar o acordo em razão da unidade do movimento sindical e das entidades representativas dos trabalhadores e dos aposentados.
O debate sobre os reajustes caminha para uma solução satisfatória, mas o mesmo não se pode dizer do sobre a PEC da redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem o corte dos salários.
Teremos de começar 2010, deflagrando paralisações, greves e manifestações de protesto para pressionar a Câmara Federal a marcar a data da votação a matéria.
Paulo Pereira da Silva, o Paulinho
Presidente da Força Sindical e Deputado Federal – PDT/SP