Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Paulo Pereira da Silva
Reforma Trabalhista é inoportuna
domingo, 20 de maio de 2007
Paulo Pereira da Silva
A proposta apresentada recentemente ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social pelo presidente Lula de se fazer uma reforma trabalhista é equivocada e inoportuna. É um absurdo fazer mudanças com o intuito de precarizar as formas de trabalho.
A Força Sindical está aberta para o diálogo social em questões que envolvem o mundo do trabalho, mas repudia qualquer tentativa de retirada dos direitos dos trabalhadores. Um novo modelo de relações de trabalho deve partir da premissa de que todas as conquistas históricas dos trabalhadores devem ser mantidas.
O argumento do governo de que mudanças na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) criariam novos postos de trabalho é uma falácia. Ninguém contesta a idéia de que país precisa criar empregos, mas sabemos que a geração de empregos está intrinsecamente ligada a queda nas taxas de juros, na redução dos impostos, fomento na produção e uma agenda voltada para o desenvolvimento.
Não podemos perder de vista o horizonte social. É necessário avançar nas relações de trabalho sem se esquecer das conquistas sociais e as condições dignas de trabalho.