Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Pesca
São Paulo (SP): Dia Mundial do Pescador será comemorado sábado em todo País
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Pesca
Divulgação
|
Neste sábado (dia 29), as colônias de pescadores vão comemorar o Dia Mundial do Pescador. Esta data foi escolhida porque o dia 29 é o Dia de São Pedro, que também é padroeiro dos pescadores.
Os pescadores artesanais têm conquistas a comemorar, segundo Abraão Lincoln da Cruz, presidente da Confederação Nacional dos Pescadores Artesanais e Aquicultores que citou a seguridade especial, ou seja, aposentadoria aos 60 anos para homens e 55 para mulheres; o Plano Safra da Pesca e Aqüicultura lançado no início deste ano. Este é um instrumento que organiza as políticas governamentais e apresenta uma série de medidas voltadas para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da pesca e aqüicultura e tem como objetivo divulgar as linhas de financiamento adequadas às necessidades de crédito atendendo demandas de investimento, custeio, comercialização e infraestrutura produtiva.
O ‘Plano Safra’ prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões para expandir a aqüicultura, modernizar a pesca e fortalecer a indústria e o comércio pesqueiro. A meta é produzir dois milhões de toneladas anuais de pescado até 2014.
Os pescadores continuam reivindicando a criação de espelhos d’água – espécies de tanques que na verdade são redes colocadas em rios ou mares para criação de peixes cultivados por meio da aqüicultura. Os pescadores reivindicam também qualificação profissional para que possam dominar as novas tecnologias e querem ainda a transformação de licença de pesca em cotas de produtos. “As cotas evitam as fraudes, porque hoje os pescadores que não têm licença, trabalham para os pescadores que têm licença”, afirmou Lincoln.
Pesca Artesanal
A Pesca é uma das atividades produtivas mais antigas da Humanidade. Os recursos pesqueiros marítimos, costeiros e continentais constituem importante fonte de renda, geração de trabalho e alimento e têm contribuído para a permanência do homem no seu local de origem.
O pescador (a) artesanal é o profissional que, devidamente licenciado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, exerce a pesca com fins comerciais, de forma autônoma ou em regime de economia familiar, com meios de produção próprios ou mediante contrato de parcerias, desembarcada ou com embarcações de pequeno porte.