Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Marcha a Brasília ganha reforço em convocação nacional
sexta-feira, 27 de março de 2026
Força
Miguel Torres reforça convocação para a Conclat em 15 de abril, em Brasília, com mobilização nacional e pauta da classe trabalhadora
Miguel Torres afirmou, nesta sexta-feira, 27 de março de 2026, que intensificará a mobilização nacional para garantir forte participação dos trabalhadores na Conclat, em Brasília.
Ele destacou, portanto, que as entidades já divulgam convocação, local do ato e orientações logísticas, visando organizar caravanas e assegurar presença massiva no encontro nacional.
Além disso, explicou que os participantes aprovarão a pauta da classe trabalhadora, que será entregue aos candidatos à Presidência, orientando cobranças e ações políticas durante próximos mandatos.
Nesse sentido, ressaltou apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que o movimento sindical atuará para implementar reivindicações ao longo dos anos.
Miguel reforçou a importância da participação presencial de sindicatos, lideranças e trabalhadores, destacando que a mobilização coletiva fortalecerá a construção e legitimação da pauta nacional.
Em seguida, informou que a programação inclui plenária deliberativa e caminhada até as sedes dos Poderes, com entrega formal do documento às principais autoridades constituídas.
Entre os destinatários, citou o presidente Lula, o presidente do Senado, Dálio Columbo, e o presidente da Câmara, Hugo Motta, além de outras autoridades nacionais.
Dessa forma, enfatizou que a iniciativa busca consolidar uma agenda estruturada e iniciar um novo ciclo de lutas por avanços concretos para trabalhadores e trabalhadoras.
Por fim, orientou atenção às informações divulgadas e reafirmou compromisso pessoal com a luta, mesmo durante tratamento de saúde, defendendo mobilização contínua como instrumento de conquistas.
Leia também: Centrais convocam Conclat 2026 e marcha em Brasília





























