Nesta primeira semana de debate e intercâmbio os participantes do programa aprofundaram conhecimento sobre a história e o presente dos sindicatos e das centrais sindicais dos trabalhadores no Japão.
O programa é organizado pela JILAF em conjunto com a Rengo, e possibilitou o intercâmbio do Brasil, Colômbia, Argentina e México. Pautas como, negociação coletiva, saúde e qualidade de vida para o trabalhador, juventude na politica, causas sociais para melhorar além das condições de trabalho nossa seguridade social tem sido discutido como direitos fundamentais para os trabalhadores e à população.
Os participantes de diversos países da América Latina, visitaram uma fábrica como forma de adquirir conhecimento prático, não somente teórico.
A delegação da Força Sindical, representada pelo companheiro, Samuel Alves da Silva, FERRINHO, vice-presidente do SINTRABOR, e a companheira, Bruna Pamela da Silva Silva, do SINDEC Porto Alegre, fizeram uma apresentação (resumo) sobre situação do Brasil, o importante papel na retomada e fortalecimento da Democracia, fortalecimento da Negociação coletiva, a luta pelo emprego e qualidade de vida da população brasileira.
O representantes da nossa central consideram que essa experiência e qualificação sindical no Japão vai trazer muito conhecimento para que possamos cada vez mais avanzar em nossas lutas e contribuir para vida melhor para todos os trabalhadores, trabalhadoras e à população.