(PITTSBURGH) – É com pesar que o sindicato United Steelworkers (USW) anuncia hoje o falecimento do Presidente Internacional Tom Conway aos 71 anos de idade.
Eleito presidente do sindicato em 2019, Conway era conhecido por seu senso de humor rápido, habilidades de negociação formidáveis e devoção inabalável aos trabalhadores e suas famílias.
"Desde seus primeiros dias trabalhando com aço até sua mão firme nos guiando pelos dias mais sombrios da pandemia, Tom seguiu dois princípios simples: a dignidade do trabalho e o poder dos trabalhadores", disse David R. McCall, Vice-Presidente Internacional de Administração da USW. "Tom nunca teve medo de uma luta, e graças à sua engenhosidade e determinação, gerações de trabalhadores podem desfrutar de empregos melhores e futuros mais promissores".
Conway gostava de enfrentar os principais líderes de algumas das maiores corporações onde os membros da USW trabalhavam, e ao longo de sua carreira, ele se tornou um dos mais bem-sucedidos negociadores de contratos do sindicato na indústria do aço, alumínio, petróleo e outras indústrias importantes, frequentemente liderando as negociações durante crises.
Como presidente, ele também liderou iniciativas inovadoras para organizar mais trabalhadores no movimento sindical, estendendo os benefícios da representação sindical a trabalhadores em diversas áreas, desde manufatura até educação superior. Sob a liderança de Conway, os membros da USW conquistaram algumas das vitórias mais significativas no movimento sindical.
"A solidariedade não era apenas uma palavra para Tom; era um modo de vida", disse John Shinn, Secretário-Tesoureiro Internacional da USW. "Ele entendia que, trabalhando juntos, equilibraríamos as balanças contra corporações gananciosas e a classe bilionária".