Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Rio +20
Rio de Janeiro (RJ): É preciso mudar as prioridades”
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Rio +20
Ao fazer tal afirmação, Oded Grajew, idealizador do Fórum Social Mundial (FSM), expressou a posição do pensamento progressita e do movimento social internacional. Para ele, “a boa notícia é que sabemos o que fazer e que há recursos para isso, com o dinheiro que apareceu para salvar moedas, bancos e indústrias falidas”. Como disse, “esses recursos devem fluir para os que mais precisam, que é a maioria da população. Na Espanha, a União Européia está colocando 100 bilhões de euros, que deveria ser enviado para sanar o desemprego juvenil, que é enorme”.
O israelense, naturalizado brasileiro, se referia ao número de desempregados na Espanha, que registrou leve queda de 0,63% em maio, com 4,71 milhões de pessoas sem trabalho, na segunda redução mensal após um recorde histórico em março, em plena recessão, como informou o ministério do Trabalho espanhol.
Após oito meses consecutivos de altas, o desemprego na Espanha atingiu taxas em que fez do país detentor do maior nível de pessoas sem trabalho no mundo industrializado, com uma taxa de 24,44%, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). O mês de maio é tradicionalmente bom para o emprego na Espanha, em consequência das primeiras contratações da temporada turística.
“Fatos como esse deixarão de acontecer quando a sociedade se mobilizar e pressionar por mudanças das prioridades. Sempre foi assim e continuará sendo uma verdade. A sociedade deve revelar essa injustiça e constranger os que dizem não haver recursos para as áreas sociais e ambientais e mudar as prioridades”, afirmou Oded Grajew.
FÓRUM TEMÁTICO – Em 2012, Porto Alegre sediou a edição do Fórum Social Temático, cujo lema foi “Crise Capitalista – Justiça Social e Ambiental”, tema abordado pela Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável, apelidada de Rio+20.
O diretor de Meio Ambiente de Meio Ambiente da Força Sindical e coordenador do FST2012, Lélio Falcão, propôs a Oded Grajev a avaliação dos seis meses da Rio+20 no Fórum Temático de 2013, que será lançado pelo Fórum Social Porto Alegre na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, às 15 horas do dia 19 de junho, com a presença do prefeito da Capital gaúcha, José Fortunati, com o apoio das centrais sindicais.
O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento global organizado por movimentos sociais de organizações de todos os continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global, sob o slogan “Um outro mundo é possível”.
Na origem, o FSM foi proposto como contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que se realiza anualmente, em janeiro. O objetivo do evento é criar um espaço de encontro que favoreça a construção internacional de alternativas ao que seus organizadores consideram como ‘pensamento único neoliberal’.
Considerado o criador do Fórum Social Mundial, o engenheiro Oded Grajew, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, acredita que desde a primeira edição em Porto Alegre, em 2001, o evento amadureceu, se consolidou e se espalhou pelo mundo’.