Imagem do dia
[caption id="attachment_68591" align="aligncenter" width="2560"] Presidente da Força Sindical reúne-se com sindicalistas da Central em Rodônia[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
1º de Maio
1º de Maio Unificado volta à Praça Campo de Bagatelle (SP)
quinta-feira, 24 de abril de 2025
1º de Maio
1º de Maio Unificado volta à Praça Campo de Bagatelle (SP)
Sob o lema: “Por um Brasil mais justo: Solidário, Democrático, Soberano e Sustentável”, as centrais sindicais Força Sindical, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros, CTB (Central dos Trabalhadores(as)) do Brasil, UGT (União Geral dos Trabalhadores), Nova Central Sindical de Trabalhadores e Pública – Central do Servidor comandarão eventos em todo o País em uma grande jornada em comemoração ao Dia do Trabalhador de 2025. A CUT participará como convidada.
Em São Paulo, o evento será na Praça Campo de Bagatelle, zona Norte da capital paulista. O ato começa às 9 horas, sendo que das 11 às 13 horas acontece o Ato Político, com presenças de autoridades políticas, sindicais e religiosas.
Entre as principais bandeiras de luta estão: redução da jornada, sem redução salarial; fim da carestia; isenção do ir até R$ 5 mil; menos juros, mais empregos; igualdade salarial entre homens e mulheres (lei 14.111), aposentadoria digna, em defesa do meio ambiente, basta de feminicídio, saúde e segurança no trabalho.
Até o dia do evento, serão distribuídos 3 milhões de cupons que concorrerão ao sorteio de 10 carros 0km Polo Track/Volkswagen.
Para participar dos sorteios, basta depositar os cupons nas urnas espalhadas pelo local da festa.
Diversos artistas já estão confirmados no 1º de Maio, entre eles: Fernando e Sorocaba, Edson e Hudson, Grupo Pixote, Marília Tavares
Thaeme & Thiago, Thales Lessa, Sampa Crew, Fátima Leão, Nando Moreno, e Gustavo Moura & Rafael. A promoção é da Nativa FM.
A programação da jornada de lutas já começou no dia 9 de abril, com a realização de debates, seminários e atividades culturais sobre a origem e o significado do 1º de Maio. Os eventos serão realizados pelos sindicatos, federações, confederações e estaduais filiados às centrais sindicais que participam desta ação unificada.
Um dos pontos altos será a Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora em Brasília (DF), no dia 29 de abril, para atualizar a Pauta da Classe Trabalhadora.
Após a Plenária haverá uma caminhada para a entrega do documento aos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; da Câmara Federal, Deputado Hugo Motta; do Senado Federal, Senador Davi Alcolumbre; do STF (Supremo Tribunal Federal), Ministro Luís Roberto Barroso; e do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Ministro Aloysio Corrêa da Veiga.
A jornada culminará no dia 1º de Maio, com shows e atividades culturais e esportivas em todo o Brasil. Em São Paulo, o ato será na Praça Campo de Bagatelle, zona norte. Em São Bernardo do Campo (SP), assim como em várias cidades do interior e da Grande São Paulo, haverá também manifestações com atos políticos e culturais.
Leia também: 1º de Maio: dia de luta e reflexão