Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
A história da Força
Livreto de 20 anos da Força Sindical
quarta-feira, 13 de julho de 2011
A história da Força
A Força Sindical marca seus 20 anos lançando diversos produtos voltados ao resgate de sua história. A presente seleção de fotos mostra importantes momentos em congressos, assembléias, nos locais de trabalho, em campanhas nas ruas, nas câmaras municipais, estaduais e federais, em celebrações, nos Fóruns Sociais Mundiais, entre outras ocasiões.
Desde meados de 2009, com a proximidade do aniversário de 20 anos da Força Sindical, completos em 8 de março de 2011, sentimos a necessidade de, mais do que celebrar, refletir sobre os caminhos que trilhamos para chegar até aqui. Para isso estipulamos uma equipe que tem se dedicado à sistematizar nossa história.
Além da pesquisa no acervo do Centro de Memória, no departamento de imprensa da Força Sindical e em diversos outros veículos, também tivemos a ajuda das Secretarias Estaduais da Central, que enviaram material de seus estados. Contamos, acima de tudo, com o apoio voluntário de pessoas que acompanharam nossa trajetória. Neste sentido vale destacar o inestimável apoio dos amigos Hugo Perez, José Gaspar Ferraz de Campos e Rogério Magri.
Ao escolher as imagens desta exposição procuramos criar uma visão panorâmica das ações sindicais do período em questão.
Iniciamos, desta forma, com o contexto anterior ao nascimento da Força Sindical, abordando o Conclat, (1981), a campanha pelas Diretas Já, (1984), e a intensa ação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, representado, sobretudo, na figura de seu ex-presidente, o sindicalista Joaquim dos Santos Andrade (Joaquinzão). Nas fotos referentes à época da fundação, além do 1º Congresso no Memorial da América Latina, destacamos a pioneira organização da Secretaria de Mulheres e a participação da Central na Conferência Ambiental ECO 92.
Na seqüência das imagens colocamos as campanhas pelos direitos dos trabalhadores como a coluna vertebral desta história. Intercalamos às campanhas, outros importantes eventos como: a criação do Centro de Solidariedade ao Trabalhador, a transição da presidência da Força Sindical de Luiz Antonio de Medeiros à Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, a criação do Sindicato Nacional dos Aposentados, as festas do Dia do Trabalhador etc.
Buscamos enfatizar a importância da unidade de ação através de imagens das marchas das centrais sindicais e da Conferência Nacional das Classes Trabalhadores, em 2010. Apontamos também lutas recentes, como a pela valorização do salário mínimo e pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.
Longe de cogitar um desfecho para a história da Força Sindical, a conclusão deste trabalho busca registrar a ampla representatividade alcançada pela Central e seu potencial em assumir ainda mais ações e abranger ainda mais trabalhadores. A perspectiva é, sem duvida, de crescimento.
Esperamos que você possa se envolver neste instigante clima de lutas, desafios e vitórias coletivas!
Clique aqui e confira a íntegra do livreto