Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
27 de julho – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
terça-feira, 23 de julho de 2013
Artigos
O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho acontece no dia 27 de julho, data que foi instituída após o Brasil tornar-se, em 1972, o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do trabalho em empresas com mais de 100 trabalhadores.
Este fato ocorreu por meio de portarias emitidas pelo Ministério do Trabalho (3.236 e 3.237,), publicadas em 27 de julho de 1972.
Hoje, 41 anos depois, e ainda parece que muito pouco foi feito para mudar o quadro das estatísticas e das ocorrências reais dos acidentes e adoecimentos decorrentes das condições e dos ambientes de trabalho no Brasil.
Após aquelas portarias, outras foram sendo elaboradas e atualmente, o que temos é um quadro nada otimista.
Quando olhamos para os Órgãos Governamentais, percebemos a carência de profissionais que podem atuar no sentido de garantir a saúde dos trabalhadores.
Do lado das empresas, está sempre presente a negligência por parte de alguns dirigentes.
O que está ao nosso alcance é continuar buscando formas para mudar este quadro e isso, nós fazemos em nosso dia a dia. Sindicalistas não podem cruzar os braços e fingir que não enxergam o sofrimento permanente dentro de algumas fábricas, escritórios, ou quaisquer outros tipos de empregos.
Sindicalistas devem reagir, propor medidas mais eficazes. Sindicalistas não podem ficar calados diante do que vem acontecendo.
No dia 27 de julho de 2013, deixamos registrado nosso inconformismo com o atual panorâma de acidentes e adoecimento dos nossos trabalhadores e trabalhadoras aonde quer que estejam .
Gostaríamos de poder fazer mais. Aliás, vamos continuar tentando fazer mais e mais!
Saudações Sindicais,
João Donizete Scaboli, diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR,
Conselheiro Nacional de Saúde e Membro do Conselho Curador da FUNDACENTRO