Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
28 de abril: dia em memória às vítimas de acidentes do trabalho
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Artigos
Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, adotou o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
De acordo com a OIT, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidente de trabalho todos os anos no mundo e cerca de dois milhões perdem suas vidas.
As contas revelam uma guerra silenciosa. São cinco mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas em guerras e maior do que as mortes provocadas pela Aids. Doze mil são crianças. As doenças relacionadas ao trabalho afetam cerca de 160 milhões de pessoas no planeta.
No Brasil, foram registrados 653.090 acidentes durante o ano de 2007 vitimando trabalhadores registrados em Carteira com maior incidência de ferimentos, fraturas e traumatismos de punho e mão, incluindo amputações, queimaduras, corrosões e esmagamento.
Sessenta e três por cento corresponderam a acidentes típicos, 12%, de trajeto e 3% a doenças do trabalho, além dos acidentes que não foram registrados em CAT, que corresponderam a 21% desse total. O setor agrícola contribuiu com 4% do total de acidentes, a indústria e os serviços de 45% e 44%, respectivamente.
Estatísticas indicam que o Brasil perde de 2,5% a 4% do PIB a cada ano com o pagamento de benefícios previdenciários e o afastamento dos trabalhadores de suas atividades. Mas, como já disse, há omissões de ocorrências e também o trabalho informal, situação que torna esta realidade mais dramática.
Recentemente, nossa Federação lançou o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário visando à prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais no setor. O objetivo e criar, a curto prazo, Departamentos da mesma natureza nas bases dos 68 Sindicatos Filiados.
Luiz Carlos Motta é presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo e tesoureiro da CNTC e da Força Sindical