Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A espera do extermínio
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Artigos
Por Osvaldo Mafra
Entra ano, sai ano e as promessas continuam. Pior ainda é abrir o jornal e ler as declarações feitas pelo Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, que são no mínimo levianas.
O ministro acredita que a ‘janela’ para o governo aprovar o fim o fator previdenciário e mudar as benevolentes regras para concessão de pensões por morte ficou apertada. Dificuldades econômicas e políticas devem adiar, portanto, uma reforma mais ampla na área. (Valor Econômico 10/01/2013).
Antes de disparar essas aberrações, Garibaldi havia se manifestado favorável ao fim do Fator, no entanto, hoje, na volta das festas natalinas ele mudou de ideia.
Nos corredores de Brasília o nome do dispositivo é ‘mecanismo perverso’, um nome bem sugestivo já que o Fator Previdenciário é responsável por aniquilar aproximadamente 40% da aposentadoria.
Depois de anos de contribuição o trabalhador amarga míseras aposentadorias que de dignas não tem nada.
O ministro poderia afirmar sim que não tem idéia de como fazer a reforma sem
desagradar o governo e os empresários e beneficiar os aposentados. Mas, longe disso, nem o Ministro, nem a Presidente Dilma, fazem jus ao que o governo sopra aos quatro ventos: ‘País Rico é País sem Pobreza’, já que a Previdência é um dos maiores instrumentos de distribuição de renda e de combate à desigualdade de que dispõe o Brasil hoje.
Estamos à espera do extermínio do Fator Previdenciário, das mentiras do ministro, do descaso da presidente e tudo que aniquila e oprimi os trabalhadores e aposentados brasileiros.
Por Osvaldo Mafra,
Presidente da Força Sindical Santa Catarina