Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A Revolução agora será feita com a Educação
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Artigos
A Revolta dos Búzios é um dos momentos históricos mais importantes do Brasil. A busca pela independência e igualdade de oportunidades marcou profundamente essa luta libertária. Os novos revolucionários foram os mestres, como Abdias Nascimento e Milton Santos, que nos ensinaram que através da educação é que a população negra irá fazer uma nova revolução, combater a discriminação e transformar a sociedade.
Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Revolta dos Búzios aconteceu no momento em que o país respirava os ideais de independência, de comércio livre e de não querer mais ser dependente de Portugal. Teve início quando um grupo de pessoas como José Cipriano Barata, o padre Agostinho Gomes, um professor de gramática latina e retórica, Francisco Muniz Barreto de Aragão, formadas em Coimbra, iniciou esse processo de mudança.
Assim, na Bahia foi a primeira revolução social, já que diversos indivíduos que pertenciam à elite das outras localidades eram escravistas e não estavam preocupados com a abolição da escravatura. Dos 33 condenados, 11 eram escravos e por este motivo não foram condenados a morte, pois representaria uma perda de patrimônio para seus donos.
A Revolta dos Búzios nos deixa uma reflexão sobre a continuidade desse processo de mudança. A Revolução agora será feita com a Educação, com os negros e negras entrando nas universidades, tornando-se doutores e doutoras, professores, médicos, advogados, engenheiros e ter a profissão que desejarem.
Vida a Revolta dos Búzios! Via o Povo Negro!
Vitor Costa, secretário de Políticas Raciais e Relações Interétnicas do Sintepav BA e Força Sindical BA