Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
8 OUT 2025

Imagem do dia

Seminário Pré-COP30; FOTOS

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é transversal!

terça-feira, 13 de março de 2018

Artigos

A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é transversal!

Por: João Donizeti Scaboli

Segundo o dicionário Aurélio, “transversal” significa linha que atravessa outra linha ou um plano. Portanto no uso diário da palavra transversalidade, que é derivado de transversal, o entendimento é de colocar diferentes temáticas do movimento sindical em contato, comunicando-se para o alcance do objetivo que é promover o melhor para os trabalhadores e trabalhadoras.

Cabe-nos lembrar que tão recentemente tivemos os olhares do mundo para uma de nossos maiores festejos o “carnaval”, origem se perde na imensidão do tempo, e em especial no Brasil é considerada festa da cultura negra, pois se destacam as mulatas, os sambas e seus enredos que em sua maioria das vezes cantam e contam sobre as civilizações antigas. Mas todos tiveram uma grande surpresa ao assistirem o desfile da escola de samba Paraíso do Tuiuti, que representou a impopularidade do governo atual, com diversas críticas à retirada de direitos, e a volta da escravidão no Brasil. Portanto aplicar um olhar transversal sobre saúde do trabalhador e a população negra, teremos ai a principal população vitima dos acidentes graves e fatais. Uma vez que esse acidente ocorre em sua maioria em ambientes e processos de trabalhos precarizados.

O levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com dados de 2016 mostra que os negros possuem menos oportunidades em áreas essenciais. Além de terem salários menores, são em sua maioria a mão de obra que esta colocada nos piores postos de trabalhos, com diretos precários, pois são eles a maioria no trabalho terceirizado, o que significa além de estarem em condições de adoecerem, acidentarem e morrem no trabalho ou pelo trabalho, não terá acesso aos benefícios previdenciários.

Ainda recente em nossas memórias e nos mais diversos meios de comunicação, tivemos na semana que se findou, as comemorações do dia internacional das Mulheres. Essa data escolhida para celebrar o dia das mulheres no Brasil, esta muito ligada ao incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Companhia de Blusas Triangle, quando 125 trabalhadoras morreram carbonizadas. Sem duvida que essa data marcou a trajetória das lutas das mulheres pelo mundo.

Assim como podemos destacar o voto feminino no Brasil, pois o direito das mulheres em escolher seus representantes foi garantido em 1932, através do decreto 21.076 do Código Eleitoral Provisório, após intensa campanha nacional.

Agora ao aplicar um olhar transversal da saúde do trabalhador sobre a questão de gênero, essa transversalidade irá nos mostrar que as mulheres são mais vulneráveis a doenças no ambiente de trabalho.

Pois um estudo realizado pelo Ministério da Previdência Social realizado entre 2004 e 2013, enquanto os vínculos empregatícios tiveram um crescimento de 79% entre as mulheres, à concessão de auxílio-doença acidentário cresceu 172% entre as trabalhadoras.  Observando as principais causas de afastamentos, também há diferença entre os gêneros. Enquanto os homens apresentam maior vulnerabilidade para causas traumáticas, as mulheres se afastam mais em decorrência de doenças relacionadas às condições ergonômicas (Lesões por Esforço Repetitivo, Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho). Portanto é fundamental que na luta por melhores condições de trabalho, temos que dar ênfase também para que a adequação do ambiente e processo de trabalho enfoque a diferença entre gêneros.

Quem nunca ouviu essa frase “as crianças e os jovens são o futuro do Brasil” ecoar com forte emoção. Sim mas a conjuntura mostra que isso tem sido dito da boca pra fora, pois ao analisar os dados do Sistema Nacional por Agravo de Notificações (Sinan) do Ministério da Saúde de forma transversal sobre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, apenas no período de 2007 a 2016, temos um resultado de 22.349 acidentes de trabalho graves sofridos por eles. O Sinan ainda nos mostra que somente em 2016 houve 1.374notificações desse tipo de acidente e que nesse mesmo período 200 crianças e adolescentes morreram em acidentes de trabalho.

Entre as notificações consideradas graves estão amputações, traumatismos, fraturas e ferimentos nos membros, principalmente nos superiores. Nesse período, 552 crianças e adolescentes tiveram a mão amputada enquanto trabalhavam. 4.264 crianças e adolescentes sofreram algum tipo de ferimento; 994 sofreram fraturas do punho e da mão e 631 tiveram traumatismos no tornozelo e nos pés. Essas vítimas em sua maioria realizam atividades definidas pelo Decreto 6.481/2008 como piores formas de trabalho infantil, que são proibidas para pessoas com menos de 18 anos. Eles trabalham como empregados domésticos, no comércio, na agricultura, na construção civil e como açougueiros, por exemplo.

No ano de 2008, o Brasil retificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela ONU, bem como seu protocolo facultativo. O documento obteve então equivalência de emenda constitucional, valorizando a atuação conjunta entre sociedade civil e governo. Mas é explicito ainda o quanto a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda é uma grande luta. Mesmo com a cobrança da aplicação da lei de cotas Lei Federal 8.213/91, que dispõe sobre planos de benefícios da Previdência Social e dá outras providências, estabelece, em seu art. 93, uma cota de pessoas deficientes e/ou reabilitadas que a empresa deverá manter em seu quadro de funcionários. Tal cota depende do número total de seus empregados. A quantificação segue a seguinte proporção: de 100 a 200 empregados, 2%; de 201 a 500, 3%; de 501 a 1000, 4%; e acima de 1.001 empregados, 5%.

A transversalidade da saúde do trabalhador e a pessoa com nos mostra números assustadores, pois o Brasil produz mais de 20 mil pessoas com deficiência por acidentes e doenças do trabalho segundo dados da previdência social. Já a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE, Ministério da Saúde, FIOCRUZ, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, mostra que em 2013, 12,4% das 4,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais que sofreram acidente de trabalho ficaram com alguma sequela ou incapacidade (613 mil) e 32,9% deixaram de realizar atividades habituais (1,6 milhão).

Diante de todo esse quadro sobre a saúde como um direito os sindicatos precisam considerar a transversalidade da saúde do trabalhador e o trabalho como um dos determinantes do processo saúde-doença para que as ações Intersetoriais de cada entidade sindical possam de fato promover melhorias aos trabalhadores e trabalharas em seu ambiente e processo de trabalho.

João Donizeti Scaboli,
Coordenador do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR,
Adjunto da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical e Membro do Conselho Nacional de Saúde pela Força Sindical

 

Isenção do IR é vitória da luta sindical. Agora, rumo ao fim do 6×1
Eduardo Annunciato, Chicão

Isenção do IR é vitória da luta sindical. Agora, rumo ao fim do 6×1

Tarifaço, Empregos e a Resposta das Centrais Sindicais no Brasil; por Clemente Ganz
Clemente Ganz Lúcio

Tarifaço, Empregos e a Resposta das Centrais Sindicais no Brasil; por Clemente Ganz

Diretores e dirigentes sindicais
João Guilherme Vargas Netto

Diretores e dirigentes sindicais

O avanço da direita é um desafio para o movimento sindical
Eusébio Pinto Neto

O avanço da direita é um desafio para o movimento sindical

Dois anos sem João Inocentini
Milton Cavalo

Dois anos sem João Inocentini

Mulheres por igualdade, democracia e trabalho decente
Maria Auxiliadora

Mulheres por igualdade, democracia e trabalho decente

Metalúrgicos em Ação
Josinaldo José de Barros (Cabeça)

Metalúrgicos em Ação

Mercado de Trabalho: Avanços e Persistências; por Marilane Teixeira
Marilane Oliveira Teixeira

Mercado de Trabalho: Avanços e Persistências; por Marilane Teixeira

Indústria forte é Brasil forte!
Cristina Helena Silva Gomes

Indústria forte é Brasil forte!

Se está na convenção, é lei
Paulo Ferrari

Se está na convenção, é lei

O lado positivo das homologações sindicais; por César Augusto
César Augusto de Mello

O lado positivo das homologações sindicais; por César Augusto

Resistir pelos interesses dos trabalhadores!
Cláudio Magrão

Resistir pelos interesses dos trabalhadores!

PL da Devastação é carta branca para o desmatamento sem limites
Márcio Ferreira

PL da Devastação é carta branca para o desmatamento sem limites

Pelo trabalhador
Lineu Mazano

Pelo trabalhador

Uma Análise da Retórica Populista à Luz do Pensamento Marxista
Diógenes Sandim Martins

Uma Análise da Retórica Populista à Luz do Pensamento Marxista

Força Sindical participa de roda de conversa no MPT
Força 9 OUT 2025

Força Sindical participa de roda de conversa no MPT

Negociação salarial dos frentistas do estado continua sem acordo
Força 9 OUT 2025

Negociação salarial dos frentistas do estado continua sem acordo

Calor extremo no trabalho exige respostas imediatas
Imprensa 9 OUT 2025

Calor extremo no trabalho exige respostas imediatas

Greve garante vitória dos trabalhadores da Brinquedos Estrela
Força 9 OUT 2025

Greve garante vitória dos trabalhadores da Brinquedos Estrela

Intensificação do trabalho docente no EaD gera alerta nacional
Força 9 OUT 2025

Intensificação do trabalho docente no EaD gera alerta nacional

Renan Calheiros se reúne com centrais para debater isenção do IR
Força 8 OUT 2025

Renan Calheiros se reúne com centrais para debater isenção do IR

Isenção do IR é vitória da luta sindical. Agora, rumo ao fim do 6×1
Artigos 8 OUT 2025

Isenção do IR é vitória da luta sindical. Agora, rumo ao fim do 6×1

Fequimfar intensifica agenda: qualificação, trabalho decente e COP 30
Força 8 OUT 2025

Fequimfar intensifica agenda: qualificação, trabalho decente e COP 30

Seminário Pré-COP30; FOTOS
Força 8 OUT 2025

Seminário Pré-COP30; FOTOS

Seminário Pré-COP30: promovendo trabalho decente e transição justa! Assista
Força 8 OUT 2025

Seminário Pré-COP30: promovendo trabalho decente e transição justa! Assista

Frentistas: saúde, segurança e valorização da categoria
Força 8 OUT 2025

Frentistas: saúde, segurança e valorização da categoria

Servidores públicos debatem reformas em encontro na Força Sindical
Força 8 OUT 2025

Servidores públicos debatem reformas em encontro na Força Sindical

ALERJ debate trabalho precário e riscos em postos de combustíveis
Força 8 OUT 2025

ALERJ debate trabalho precário e riscos em postos de combustíveis

Chicão defende direitos de “pejotizados” em audiência no STF
Força 7 OUT 2025

Chicão defende direitos de “pejotizados” em audiência no STF

Formação fortalece ação sindical da FEQUIMFAR
Força 7 OUT 2025

Formação fortalece ação sindical da FEQUIMFAR

Frentistas do RJ lutam por aumento real nos salários
Força 7 OUT 2025

Frentistas do RJ lutam por aumento real nos salários

Seminário Pré-COP30 debate trabalho decente e transição justa
COP-30 7 OUT 2025

Seminário Pré-COP30 debate trabalho decente e transição justa

Lista Suja: Impacto da Escravidão Moderna no Brasil
Força 7 OUT 2025

Lista Suja: Impacto da Escravidão Moderna no Brasil

Químicos entregam reivindicações ao Grupo CEAG-10 da FIESP
Força 7 OUT 2025

Químicos entregam reivindicações ao Grupo CEAG-10 da FIESP

SIMECAT conquista aumento real e abono de R$ 3,2 mil
Força 6 OUT 2025

SIMECAT conquista aumento real e abono de R$ 3,2 mil

Isenção do IR até R$ 5 mil em debate no SMC News às 14hs; assista
Força 6 OUT 2025

Isenção do IR até R$ 5 mil em debate no SMC News às 14hs; assista

“Pejotização ameaça direitos e representação sindical”, alerta Miguel Torres
Força 6 OUT 2025

“Pejotização ameaça direitos e representação sindical”, alerta Miguel Torres

Aprovadas as Resoluções da 20ª Reunião Americana da OIT
Força 6 OUT 2025

Aprovadas as Resoluções da 20ª Reunião Americana da OIT

Isenção do IR: Vitória histórica da classe trabalhadora!
Força 6 OUT 2025

Isenção do IR: Vitória histórica da classe trabalhadora!

STF debate pejotização com participação de Miguel Torres; assista
Força 6 OUT 2025

STF debate pejotização com participação de Miguel Torres; assista

37 anos da Constituição Cidadã: democracia e direitos sob nossa vigília
Palavra do Presidente 5 OUT 2025

37 anos da Constituição Cidadã: democracia e direitos sob nossa vigília

Sinpospetro Entorno/DF elege diretoria para novo mandato
Força 3 OUT 2025

Sinpospetro Entorno/DF elege diretoria para novo mandato

Força Sindical debate isenção do IR e participação na COP30
Força 3 OUT 2025

Força Sindical debate isenção do IR e participação na COP30

Força Sindical participa da 20ª Conferência Regional da OIT
Força 3 OUT 2025

Força Sindical participa da 20ª Conferência Regional da OIT

Conferência no DF define 15 propostas para a pauta nacional
Força 3 OUT 2025

Conferência no DF define 15 propostas para a pauta nacional

Aguarde! Carregando mais artigos...