Imagem do dia
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, reuniu-se com o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macêdo, nesta terça-feira (4), debater propostas para o Brasil.
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A voz do trabalhador: sua arma nas manifestações brasileiras
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Artigos
O artigo 9º da Constituição Federal do Brasil garante o direito de greve a todo e qualquer trabalhador, da mesma maneira que garante que os próprios trabalhadores possam definir os interesses defendidos na greve.
Na semana passada, vimos servidores municipais da educação de Jandira tomarem as ruas do município e exercerem o direito de lutar por melhorias para a categoria e reconhecimento e valorização profissional.
Na segunda-feira, 28/10, nós, do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços do Município de Osasco e Região (Sintrasp), representante legítimo dos servidores de Jandira, convocamos trabalhadores para uma manifestação no Centro da cidade e paralisação das atividades. A iniciativa aconteceu após uma reunião com o prefeito Gê Teotonio e o secretário de Finanças de Jandira, Claudinei Marcondes, em que o secretário afirmou que o piso dos servidores não teria aumento devido à falta de receita dentro do orçamento de 2014.
Uma manifestação legítima e pacífica foi aderida pelos servidores de Jandira por quatro dias. Na segunda-feira, tivemos adesão de, aproximadamente, 350 servidores, e 100% das escolas. No último dia, quinta-feira, 31/10, a união dos trabalhadores trouxe mais de 800 servidores para nossa passeata.
Em nossas reivindicações pedíamos, principalmente, valorização, palavra esquecida pela prefeitura do município. Embaixo de sol ou de chuva, os servidores pediam pela finalização e aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS); o fim do assédio moral; melhores condições de trabalho; reajuste do vale alimentação; repasse das perdas salariais; pagamento do quinquênio; vale transporte; transparência na gestão; respeito à lei 1373, que garante a evolução funcional dos servidores; melhor gerenciamento do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação); e desmembramento da secretaria de Educação para que sejam controladas receitas repassadas pelo FUNDEB.
Após acordo realizado entre o Sintrasp e o prefeito, colocamos um fim na paralisação e obtivemos ganhos para os servidores. Em reunião entre o Sindicato, Comissão de Servidores e o prefeito Gê Teotônio, foi aceita a contraproposta do Sintrasp. O prefeito ofereceu antecipar 5% da inflação de 2014, mas a lei da reposição já existe no município, por isso, não aceitamos.
Nossa contraproposta, aceita pelo prefeito, se baseia em aumento real de 5%, finalização do PCCS e reposição da inflação em junho de 2014. A proposta foi aceita em Assembleia Geral na quinta-feira.
Espero que essa vitória da categoria de Jandira sirva de exemplo para outros servidores e para outros prefeitos. Movimentos como este vêm mostrando a força do povo brasileiro e o poder que as manifestações têm. A voz do trabalhador é a voz que deve ser ouvida em nosso país.
Antonio Rodrigues (Toninho do Caps), vice-presidente do Sintrasp e Coordenador de Saúde e Segurança do Trabalhador da FESSPMESP