Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Acreditamos no poder da comunicação
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
Artigos
Para mim, é motivo de orgulho escrever este artigo voltado aos dirigentes sindicais e demais trabalhadores. Sei que as Redes Sociais propagam, como jamais visto, as opiniões que nelas “caem”. O imediatismo da mensagem, o zelo editorial (em alguns casos), o efeito que conferem ao promover debates e troca de opiniões são os fatores que redobram a decisão da diretoria da Federação dos Comerciários de São Paulo em avançar, ainda mais, em 2013, nos investimentos virtuais já iniciados nos dois últimos anos.
Não é à atoa que, detalhadamente, a comunicação da nossa entidade está se estruturando, a exemplo do que se viu, no início dos anos 90, com o então boletim “Repórter Fecesp”, hoje, a revista “Repórter Fecomerciários”, uma das mais tradicionais do movimento sindical brasileiro. Fechamos 2012 assinando sua edição 226, ininterrupta, com suas matérias agora acompanhadas pela vertiginosa ascensão do Portal Fecomerciários (www.fecomerciarios.org.br). Suas atualizações são diárias, na maioria das vezes “in loco” ou por meio de reportagens feitas com os nossos 68 Sindicatos Filiados ou, ainda, dando um excelente reaproveitamento aos materiais oriundos das nossas bases.
Consciência
A consciência da diretoria da Federação, despertada durante várias reuniões e debates com nossa equipe de profissionais da área, vai ao encontro da ideia inicial do projeto: comunicação sindical é instrumento de luta e, na era da Internet, ficar fora dela seria praticamente pregar no deserto.
Por isso, na utilização correta dessa ferramenta, o poder de mobilização sindical fica potencializado, a mensagem se espalha e a realização dos objetivos traçados, como a convocação de uma assembleia, ganha força. Os “torpedos” dos celulares também têm se revelado eficientes neste sentido.
Enfim, a Fecomerciários, além dos instrumentos virtuais de comunicação de que dispõe hoje para estreitar o contato com seus 68 Sindicatos Filiados, sem desmerecer sua mídia impressa, entra em 2013 querendo mais. Acreditamos no poder da comunicação e nos melhores resultados que seus veículos podem reverter à categoria.
Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciário e tesoureiro da Força Sindical Nacional