Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Aposentados pagarão mais caro com as novas regras para crédito consignado
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
Artigos
Com as novas regras para empréstimo consignado, publicadas nesta terça-feira (8) no Diário Oficial da União, aposentados e pensionistas pagarão mais caro por este tipo de transação. A partir de agora, o prazo máximo de pagamento de um empréstimo passa de 36 para 60 meses, ou seja, o aposentado poderá levar mais tempo para quitar o empréstimo e, portanto, pagará mais juros aos bancos.
Ainda ficou estabelecido o limite máximo de 20% do valor do benefício que pode ser comprometido com as parcelas mensais de pagamento do crédito e de 10% para operações por meio de cartão de crédito. Mais uma armadilha do governo para encher os cofres dos bancos, que poderão cobrar até R$ 15,00 por cartão emitido e os juros serão superiores ao teto estipulado para o consignado tradicional. Enquanto esse último tem taxa de 2,64% ao mês, os juros no cartão poderão chegar a 3,7% ao mês.
Com as novas regras, aposentados e pensionistas se tornarão reféns de bancos e financeiras, gerando uma transferência de recursos para o setor financeiro. O governo, ao invés de beneficiar pequenas empresas, que geram emprego e renda, proporcionará com estas medidas maior lucro aos bancos.
Os aposentados precisam sim de benefícios mais justos, de condições para comprar seus remédios, de lazer, reconhecimento e cidadania.
* Cláudio Janta, presidente da Força Sindical-RS