Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Atuante e decisiva trajetória da Força
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Artigos
Em comemoração aos seus 20 anos de fundação, a Força Sindical iniciou, dia 5, um importante Ciclo de Debates que vai se estender até 15 de julho na sede da Central, em São Paulo. Esse calendário de atividades coincide com a atuante e decisiva trajetória da Força frente às questões sindicais, trabalhistas, políticas e sociais. E vai além! Como ex-secretário de Relações Internacionais, sou testemunha que a entidade rompeu as fronteiras nacionais conquistando respeito e reputação nos cinco continentes. Tanto que no dia 1º de julho, às 14 horas, vou mediar a mesa intitulada ‘Globalização: Organização Sindical Internacional e a Atuação da Força’.
No quesito Erradicação do Trabalho Infantil a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, vai marcar presença com a participação do consultor, Paulo José de Lara Dante, dia 10 de junho. Parabenizo a iniciativa da Força em promover esse Ciclo, composto por dez debates cujo encerramento será dia 22 de julho com o lançamento do livro ‘20 Anos da Força Sindical’. Afinal, ela tem muita história para contar e debater e os comerciários já fazem parte deste cenário.
Comerciários e Práticos de Farmácia
Hoje, ao exercer o mandato de Tesoureiro da Força Sindical Nacional, respaldado por um incansável grupo de dirigentes sindicais comerciários e práticos de farmácia, acompanho passo a passo a saudável influência da Central diante dos problemas mais cruciais e pertinentes ao desenvolvimento do Brasil com estabilidade econômica. A luta pela valorização do salário mínimo é a mais premente. A redução da jornada semanal sem redução salarial também tem dado à Força um conceito inigualável de combatividade e liderança em todo o movimento sindical brasileiro.
Paulinho
Num percurso mais recente e sob a liderança do presidente Paulinho a Força ampliou seu campo de atuação devido ao seu caráter plural e apartidário. Nas reivindicações da classe trabalhadora, em Brasília, sempre liderada pelo nosso presidente, o deputado Paulinho, conquistamos nos gabinetes da Câmara, do Senado e do Palácio do Planalto um grau de credibilidade conferido a poucas entidades sindicais. Do mesmo modo, esse elevado conceito é reconhecido nas mobilizações de rua, nas comemorações do 1º de Maio , nas tradicionais Marchas das Centrais a Brasília. Trabalhadores e trabalhadoras acreditam na Força.
Juruna
Esse contingente, além de constituir a mão-de-obra indispensável ao crescimento do País e aquecimento da nossa economia é, acima de tudo, formado por cidadãos e cidadãs oriundos dos mais diferenciados estratos sociais e, de uma certa maneira, também será contemplado no Ciclo de Debates comemorativos aos 20 anos da Força, coordenados pelo secretário-geral, João Carlos Gonçalves, o Juruna.
Programação
Na programação constam debates que resgatam a luta da Força ao longo de duas décadas, a contextualiza junto às bandeiras de luta contemporâneas e aponta para o futuro. São eles: “Igualdade Racial e a Participação do Negro no Mercado de Trabalho”, “Jovens Trabalhadores: Qualificação, Emprego e Participação Sindical”, “Avanço das Mulheres na Sociedade e Participação no Movimento sindical”, “Aposentados: Contribuição da Força Sindical em Tempos de Inversão da Pirâmide Etária”, “Contribuição da Força Sindical no Combate ao Trabalho Infantil”, “Qualificação Social e Profissional”, “Globalização: Organização Sindical Internacional e Atuação da Força Sindical”, “ Evolução das Negociações Coletivas e suas Conquistas” e “Atuação Sindical e Formação dos Trabalhadores”. Venha comemorar os 20 anos de fundação da Força com a gente. Assista aos debates!
Luiz Carlos Motta
Presidente da Fecomerciários e Tesoureiro Nacional da Força Sindical