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15 JUL 2024

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[caption id="attachment_63290" align="aligncenter" width="700"]Centrais e ministro do Trabalho falam sobre igualdade salarial entre homens e mulheres Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] As Centrais celebram um ano da lei de igualdade - lei 14.611, importante instrumento de promoção de justiça social e cidadania, durante um encontro realizado, nesta segunda-feira (15), na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O encontro contou com a participação do Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e o movimento sindical representado pelas centrais sindicais. Pelo governo, participaram o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi e a secretária da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), Rosane da Silva. [caption id="attachment_63330" align="aligncenter" width="700"]Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho Dirigentes sindicais Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Conselhão) e foi dividido em dois momentos, um com a participação de representantes do setor empresarial. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defendeu mais oportunidades para as trabalhadoras, além da igualdade salarial que já representa um avanço e que precisa se “transformar em uma realidade”.

"Vamos debater ações para que a Lei da Igualdade seja cada vez uma realidade no mercado de trabalho e também como aumentar as oportunidades de trabalho para as mulheres".
O sindicalista destacou a realização, no próximo dia 27 de julho, da 2ª Conferência Nacional MetalMulheres, na sede da Força Sindical, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z976LVzcOU8 A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos ressalta que as centrais sindicais defendem que nas negociações coletivas todas as categorias coloquem na pauta a igualdade de oportunidades e a igualdade salarial. “As negociações coletivas das categorias precisam ter em suas pautas de reivindicações essa luta para diminuir cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres", afirma a sindicalista.

Relatórios

Os relatórios elaborados, em parceria, pelo Ministério do Trabalho e das Mulheres apresentam um levantamento fornecido pelas empresas com as diferenças salarias dentro do quadro de funcionários. É “Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios” que serve de base para que o movimento sindical lutar para fazer valer a Lei da Igualdade. De acordo com a lei, empresas com 100 ou mais funcionários ficam obrigadas a divulgar a cada seis meses, em março e setembro, esses dados. Além de enviar os dados ao MTE, as empresas também devem publicar os relatórios em seus sites, nas redes sociais, ou fazendo por meio de canais que garantam a ampla divulgação para empregados, colaboradores e público em geral. Caso constatada a desigualdade salarial entre mulheres e homens, o MTE irá notificar a empresa, para que elabore, em 90 dias, um plano de ação com medidas a serem adotadas.

Governo

No encontro, o ministro Luiz Marinho citou os desafios enfrentados para garantir não apenas a igualdade salarial, mas também a igualdade de acesso às oportunidades.
“Temos que aprofundar esse debate cada vez mais. Quando falamos do desafio da igualdade salarial, suponho também a falta de igualdade no acesso às oportunidades”. Ele citou, como exemplo de desafio a falta de creches. “A ausência de creches para as famílias já é uma restrição à igualdade”, disse.
A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, destacou a participação das mulheres na sociedade e reforçou a importância da igualdade de acesso às oportunidades.
”Uma coisa que acho importante é que as mulheres não precisam só participar de pautas que dizem respeito às mulheres. Temos que participar de tudo(…) e quero lembrar que se não fosse a maioria das mulheres, talvez o presidente Lula não tivesse assumido aquela cadeira”, disse citando que há dados que mostram que as mulheres foram fundamentais nas eleições."

A lei da igualdade

A lei estabelece diretrizes para que homens e mulheres tenham equiparação salarial no país. Ainda hoje, elas ganham cerca de 22% menos que homens nas mesmas funções, estão, em sua maioria, nas profissões com maior dificuldade de ascensão profissional, além de carregarem as reponsabilidades com os cuidados da casa e com filho, idosos, pessoas com deficiências, ou seja, exercem a chamada dupla jornada. Dados do Dieese mostram que, no mercado de trabalho, as mulheres ocupam apenas 45,8% dos cargos de Liderança. Considerando o recorte racial, mulheres negras representam apenas 9,5% destes cargos. A remuneração média das mulheres nesses cargos é 25% inferior à remuneração dos homens. Além disso, ao se analisar o recorte racial, verifica-se que a remuneração média das mulheres negras (pretas e pardas) é, em média, 38% inferior a remuneração do bancário branco do sexo masculino. Leia também: Setor de Serviços fica estável em maio, diz IBGE

Imagem do dia - Força Sindical

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Artigos

Automóveis e condições de vida nas cidades

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Artigos

Automóveis e condições de vida nas cidades

Por: Aparecido Inácio da Silva, Cidão

Quando se fala do agravamento das condições de vida nas cidades brasileiras, pensa-se logo no transito caótico, no aumento constante do número de carros. O que não se fala é sobre a responsabilidade dos que administram as cidades e de suas escolhas quanto ao atendimento à população no tocante a um transporte público eficiente.

Refiro-me ao transporte público, não para impedir que o cidadão deixe de comprar o seu carro, sua moto, porque numa economia de mercado, o indivíduo possuindo condições para tanto, não pode ser impedido de consumir. O que não está certo é o poder público continuar escamoteando para não investir macicamente em transporte público de massa, ou seja, trens e metrôs de boa qualidade. Especialmente em regiões como a grande São Paulo onde o grosso da população trabalhadora reside nas franjas da metrópole e, por isso, necessita mais do que ninguém de um meio de locomoção que venha a melhorar o deslocamento diário e lhe permita um melhor aproveitamento do seu tempo. Tempo precioso para que seja aproveitado também para outras finalidades, entre as quais se pode incluir o estudo e o lazer.

Porém, pelas regras atuais isto fica seriamente comprometido, uma vez que os meios de transporte disponíveis estão longe de oferecer essas condições. Daí a escolha pelo automóvel, mesmo que todos saibam quais são as dificuldades para se trafegar por uma grande São Paulo congestionada praticamente durante todo o dia. A nosso ver, o fato da população investir na compra do automóvel não é a causa fundamental para os problemas que afligem o transito das principais cidades brasileiras, mas a falta ou o baixo investimento em transporte publico, que se feito de outro modo permitiria que os seus moradores adquirissem seus automóveis, mas tendo como opção uma malha metroferroviária eficaz, pudessem então deixá-los em casa, o que contribuiria para a redução dos terríveis ‘engarrafamentos’ tanto no centro quanto na periferia.

Os exemplos que temos são as grandes cidades européias, especialmente Paris, que proporcional ao número de habitantes possuem a mesma ou maior quantidade de veículos do que São Paulo, sem no entanto abrir do conforto de um sistema de transporte de publico de boa qualidade e sem que a população deixe de comprar automóveis.

O exemplo cabal dessa afirmação fica por conta de pesquisa realizada pela prefeitura de Paris sobre a aprovação de medida que para cada vaga de garagem criada obrigaria a construção de duas novas habitações, o que certamente desestimularia a compra do automóvel. O que foi reprovado pelos parisienses que, além um excelente sistema de transporte publico, não abrem mão do direito de ter um veículo particular a sua disposição, inclusive para seus passeios em finais de semana, e sem comprometer a pujança da sua indústria automotiva que em outubro deste ano teve um crescimento 20,1% nas vendas.

Aparecido Inácio da Silva – Cidão, é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul

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