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[caption id="attachment_63290" align="aligncenter" width="700"] Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption]
As Centrais celebram um ano da lei de igualdade - lei 14.611, importante instrumento de promoção de justiça social e cidadania, durante um encontro realizado, nesta segunda-feira (15), na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
O encontro contou com a participação do Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e o movimento sindical representado pelas centrais sindicais.
Pelo governo, participaram o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi e a secretária da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), Rosane da Silva.
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Dirigentes sindicais Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption]
O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Conselhão) e foi dividido em dois momentos, um com a participação de representantes do setor empresarial.
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defendeu mais oportunidades para as trabalhadoras, além da igualdade salarial que já representa um avanço e que precisa se “transformar em uma realidade”.
"Vamos debater ações para que a Lei da Igualdade seja cada vez uma realidade no mercado de trabalho e também como aumentar as oportunidades de trabalho para as mulheres".O sindicalista destacou a realização, no próximo dia 27 de julho, da 2ª Conferência Nacional MetalMulheres, na sede da Força Sindical, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z976LVzcOU8 A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos ressalta que as centrais sindicais defendem que nas negociações coletivas todas as categorias coloquem na pauta a igualdade de oportunidades e a igualdade salarial. “As negociações coletivas das categorias precisam ter em suas pautas de reivindicações essa luta para diminuir cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres", afirma a sindicalista.
“Temos que aprofundar esse debate cada vez mais. Quando falamos do desafio da igualdade salarial, suponho também a falta de igualdade no acesso às oportunidades”. Ele citou, como exemplo de desafio a falta de creches. “A ausência de creches para as famílias já é uma restrição à igualdade”, disse.A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, destacou a participação das mulheres na sociedade e reforçou a importância da igualdade de acesso às oportunidades.
”Uma coisa que acho importante é que as mulheres não precisam só participar de pautas que dizem respeito às mulheres. Temos que participar de tudo(…) e quero lembrar que se não fosse a maioria das mulheres, talvez o presidente Lula não tivesse assumido aquela cadeira”, disse citando que há dados que mostram que as mulheres foram fundamentais nas eleições."
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Automóveis e condições de vida nas cidades
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
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Quando se fala do agravamento das condições de vida nas cidades brasileiras, pensa-se logo no transito caótico, no aumento constante do número de carros. O que não se fala é sobre a responsabilidade dos que administram as cidades e de suas escolhas quanto ao atendimento à população no tocante a um transporte público eficiente.
Refiro-me ao transporte público, não para impedir que o cidadão deixe de comprar o seu carro, sua moto, porque numa economia de mercado, o indivíduo possuindo condições para tanto, não pode ser impedido de consumir. O que não está certo é o poder público continuar escamoteando para não investir macicamente em transporte público de massa, ou seja, trens e metrôs de boa qualidade. Especialmente em regiões como a grande São Paulo onde o grosso da população trabalhadora reside nas franjas da metrópole e, por isso, necessita mais do que ninguém de um meio de locomoção que venha a melhorar o deslocamento diário e lhe permita um melhor aproveitamento do seu tempo. Tempo precioso para que seja aproveitado também para outras finalidades, entre as quais se pode incluir o estudo e o lazer.
Porém, pelas regras atuais isto fica seriamente comprometido, uma vez que os meios de transporte disponíveis estão longe de oferecer essas condições. Daí a escolha pelo automóvel, mesmo que todos saibam quais são as dificuldades para se trafegar por uma grande São Paulo congestionada praticamente durante todo o dia. A nosso ver, o fato da população investir na compra do automóvel não é a causa fundamental para os problemas que afligem o transito das principais cidades brasileiras, mas a falta ou o baixo investimento em transporte publico, que se feito de outro modo permitiria que os seus moradores adquirissem seus automóveis, mas tendo como opção uma malha metroferroviária eficaz, pudessem então deixá-los em casa, o que contribuiria para a redução dos terríveis ‘engarrafamentos’ tanto no centro quanto na periferia.
Os exemplos que temos são as grandes cidades européias, especialmente Paris, que proporcional ao número de habitantes possuem a mesma ou maior quantidade de veículos do que São Paulo, sem no entanto abrir do conforto de um sistema de transporte de publico de boa qualidade e sem que a população deixe de comprar automóveis.
O exemplo cabal dessa afirmação fica por conta de pesquisa realizada pela prefeitura de Paris sobre a aprovação de medida que para cada vaga de garagem criada obrigaria a construção de duas novas habitações, o que certamente desestimularia a compra do automóvel. O que foi reprovado pelos parisienses que, além um excelente sistema de transporte publico, não abrem mão do direito de ter um veículo particular a sua disposição, inclusive para seus passeios em finais de semana, e sem comprometer a pujança da sua indústria automotiva que em outubro deste ano teve um crescimento 20,1% nas vendas.
Aparecido Inácio da Silva – Cidão, é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul