Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Conquistas salariais em tempos de crise
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
Artigos
Em Mato Grosso do Sul, terra da onça pintada, do jacaré e do Pantanal, as negociações salariais com a classe patronal tem surpreendido e avançado, mesmo nesses tempos de crise econômica, que assola todo Brasil. Enquanto na maioria dos Estados a luta é para conseguir ao menos a reposição das perdas salariais, o acumulado da inflação dos 12 meses que antecedem as datas-bases, na Capital, Campo Grande, e no interior do Estado, nossas lideranças sindicais tem mostrado sua força na luta em benefício dos trabalhadores e conseguindo ganho real que variam de 3% a 5% além da reposição da inflação.
Esses avanços se devem principalmente à evolução e ao preparo de nossas lideranças sindicais na mesa de negociação. Com a gama de informações que recebem diariamente, principalmente sobre economia, aliadas às orientações que a Força Sindical e outros “mecanismos” de formação e orientação dão ao sindicalista, o resultado não poderia ser outro senão o aperfeiçoamento da liderança sindical na luta em benefício dos trabalhadores.
Mesmo os sindicatos mais longínquos do Estado, recebem informações atualizadas sobre os mais variados assuntos, fortalecendo as lideranças para que saibam se sobressair, e bem, em qualquer situação diante da classe patronal.
Não temos dúvida de que daqui para frente será preciso isso mesmo, será preciso termos sindicatos cada vez mais fortes e competentes para avançar cada vez mais na luta em benefício dos trabalhadores.
Quem não correr, quem não se aperfeiçoar e mostrar resultados, está fadado à extinção.
Como lideranças de centrais, federações e confederações, precisamos auxiliar nossos sindicatos, nas suas bases, para que sejam instruídos e fortalecidos para avançar cada vez mais com suas bandeiras de luta. Que venham novos tempos! Que venham novas lutas!
Adauto Cândido de Almeida, secretário-geral da Força Sindical Mato Grosso do Sul