Imagem do dia
Presidente Lula celebra 81 anos nesta terça-feira (27), com trajetória marcada pela luta sindical, defesa da democracia e justiça social
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 81 anos nesta terça-feira (27), celebrando uma trajetória marcada pela liderança sindical, participação política e defesa dos trabalhadores.
Ao longo de sua história, Lula construiu uma trajetória política ligada às lutas populares, à valorização do trabalho, à democracia e à promoção da justiça social.
Além disso, sua atuação como dirigente sindical no ABC paulista marcou o início de uma caminhada que o levou à Presidência da República .
Destaque para sua contribuição à defesa dos direitos trabalhistas, à valorização do salário mínimo e ao combate às desigualdades.
Feliz aniversário, presidente Lula!
Leia também: Trabalhadores devem seguir mobilizados, defende Miguel Torres
https://fsindical.org.br/forca/trabalhadores-devem-seguir-mobilizados-defende-miguel-torres/
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Desonerar os alimentos
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Artigos
Assim como fez com os automóveis, motocicletas, geladeiras e outros eletrodomésticos, o governo federal deveria reduzir os impostos sobre os alimentos. Em alguns casos, como o de produtos da cesta básica (arroz, feijão, macarrão, carne), os impostos, todos eles (municipais, estaduais e federais) deveriam ser simplesmente eliminados.
Como todos já sabem, o Brasil é um dos países mais injusto na questão tributária. Sobre os produtos comprados por pobres ou ricos recaem os mesmos impostos. Por isso é que, como já ficou provado, os pobres pagam mais e tem a renda mais comprometida com impostos do que os ricos.
Ao invés de tributar alimentos, o governo federal deveria tributar a renda daqueles que possuem mais riquezas. Deveria tributar mais os produtos de luxo, supérfluos, bebidas alcoólicas e cigarros pois, além de praticar justiça social, ajudaria a diminuir os problemas de saúde causados pelo alcoolismo e o tabagismo.
A cadeia de impostos no Brasil também deveria ser simplicada. São inúmeros os impostos municipais, estaduais e federais. E todos sabem que quanto mais complicada é a tributação, mais complicada é a fiscalização e mais fácil é a sonegação. São inúmeros os casos de milionários que conseguem até ter restituição de imposto de renda que simplesmente não pagam o impostos.
Nos últimos anos, o Brasil tem feito muito para reduzir as desigualdades sociais, com programas de transferência de renda. Mas, a desoneração de produtos básicos ajudaria também a aquecer a economia e geraria mais empregos em setores produtivos. E isso é tudo o que deseja o sindicalismo brasileiro.
Carlos Vicente de Oliveira, o Carlão, é presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de São Paulo





























