Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Dia 27 de julho dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho e 43 anos do Sesmt
quarta-feira, 29 de julho de 2015
Artigos
O Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR e a Secretaria Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador da Força Sindical participam da comemoração do Dia 27 de julho Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e data da instituição do serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho.
A data é comemorada em todo o Brasil relembrando a publicação das portarias nº 3236 e 3237, em 27 de julho de 1972. As portarias regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho quando também foi atualizado o artigo 164 da CLT que fala sobre as condições internas de uma empresa, em relação à saúde e a segurança, mas precisamente sobre a atuação e formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários por esse motivo o dia é considerado o aniversário do SESMT.
Lembrar a data comemorativa é uma homenagem as profissionais do SESMT e também um incentivo a pratica de ações de prevenção. Também é uma oportunidade para salientar que o movimento sindical, cumprindo seu papel de representar os trabalhadores compartilha com os profissionais especializados a incumbência de promover ações que efetivem a prevenção de agravos à saúde das pessoas que trabalham.
Assim, o Departamento de Saúde do Trabalhador da Federação Dos Trabalhadores Nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo e a Secretaria Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador da Força Sindical vêm ao longo dos anos organizando os trabalhadores de modo a instituir ações concretas na preservação da vida e promoção da saúde das trabalhadoras e trabalhadores.
Dentro os avanços conquistados destacamos os 20 anos da Convenção do Benzeno que baniu a substância na fabricação do álcool anidro, no Brasil, 20 anos da Convenção Coletiva sobre Prevenção de Acidentes em Máquinas Injetoras de Plástico que posteriormente deu origem a Convenções de Sopradoras e Moinhos abrangendo a cadeia produtiva do plástico, no estado de São Paulo, os 20 anos do PROJETO VERÃO SEM AIDS – VALORIZANDO A VIDA.
São muitas conquistas lembradas aqui como uma forma de reforçar a ideia de que é possível avançar, de que a luta pode ser fortalecida com a união das trabalhadoras e trabalhadores por um trabalho que seja fonte de vida, prosperidade e satisfação.
João Donizeti Scaboli,
Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR
2º Secretário de Segurança e Saúde do Trabalhador da Força Sindical
Representante do Conselho Nacional de Saúde
Membro do Conselho Consultivo da Fundacentro