Ninguém em sã consciência pode dizer que o Brasil vai bem nas questões econômicas e sociais. Juros altos, desemprego, violência, preço dos alimentos nas alturas, famílias passando fome e muita gente morando nas ruas sem apoio nenhum.
Estamos fazendo a nossa parte no Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região, defendendo os empregos, os salários, a PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) e os demais interesses da categoria metalúrgica.
Mas fazemos parte de uma nação cada vez mais sem perspectivas de futuro por falta de políticas públicas e investimentos. Daí a importância das eleições gerais de 2 outubro e dos projetos que iremos escolher para o nosso País através do voto de cada um.
Precisamos refletir, acompanhar os debates, avaliar o histórico dos candidatos, dialogar entre os amigos e familiares e, na hora do voto, eleger governos (presidente da República e governador) e parlamentos (senador, deputado federal e deputado estadual) progressistas, comprometidos com a coletividade, com os setores produtivos e com a geração de empregos de qualidade para todos(as).
Portanto, no dia 2 de outubro, vamos exercer o sagrado direito de escolher nossos representantes para melhorar a vida de cada um e fortalecer a Democracia Brasileira e o Estado de Direito, que são fundamentais para o nosso País se desenvolver e voltar a ser respeitado nacional e internacionalmente.
Por isto, temos que eleger pessoas que vão defender os direitos sociais, trabalhistas e previdenciários da classe trabalhadora e estabelecer uma vida melhor para o povo brasileiro. Pois do jeito que está não dá. É preciso mudanças!
Temos indicado os nossos melhores candidatos, que têm a nossa cara, se identificam com o movimento sindical e as lutas sociais e trabalhistas e têm chances reais de ganhar as eleições.
Nossos candidatos não são da direita burguesa que arrebenta nossas vidas. Portanto, não vamos votar em representantes da elite privilegiada, do patronato nem em enganadores, ilusionistas e candidatos sem nenhuma chance.
Nós, metalúrgicos, somos uma categoria profissional de vanguarda, histórica, sabemos o que queremos, o que defendemos, e temos propostas dentro do contexto coletivo da sociedade civil e dos movimentos sociais para recuperar o País. O resto é conversa fiada. Não dê ouvidos às fake news. Vote com consciência de classe!
Campanha Salarial dos Metalúrgicos
A Campanha Salarial deste ano é pela recuperação das perdas salariais perante a inflação que está corroendo os salários da categoria e trazendo muitas dificuldades para a sobrevivência de muitas famílias.
Tivemos quatro encontros regionais preparatórios – São José do Rio Preto (16/7), Jundiaí (6/8), Marília (13/8) e Espírito Santo do Pinhal (20/8) – e Assembleia Geral em 30 de agosto na Federação dos Metalúrgicos de São Paulo, com presença do ex-governador Geraldo Alckmin, atual candidato a vice-presidente da República, na chapa com o candidato a presidente Lula/13.
Alckmin destacou a importância do movimento sindical brasileiro, a categoria metalúrgica e da industrialização e dos setores produtivos para a geração de empregos de qualidade para todos(as).
Nossa data-base é 1º de novembro, mas antecipamos a campanha salarial, pois, além das eleições de outubro, temos a Copa do Mundo de Futebol, e não aceitaremos atrasos nem enrolação nas nossas negociações com os sindicatos patronais em São Paulo.
A campanha salarial é unificada, reúne 54 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, representando mais de 700 mil trabalhadores.
Somos a maior força metalúrgica do País, que, com união, organização e muito diálogo nas empresas e fábricas, buscará um digno reajuste de salário, abonos e a manutenção das conquistas da convenção coletiva anterior.
Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico, é Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo