Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
É preciso se mexer!
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Artigos
Em minhas visitas que tenho realizado pelas bases comerciárias do Estado, conforme deliberação do 21º Congresso Sindical Comerciário, tenho percebido o quanto é importante a relação entidade sindical e categoria nos locais do trabalho.
É de se esperar que sendo a Fecomerciários uma entidade de segundo grau, que seu contato se dê mais diretamente com seus 68 Sindicatos Filiados. Por esta lógica, portanto, “bastaria” nossa diretoria se deslocar às entidades distribuídas nas 645 cidades do Estado de São Paulo, onde mantemos oito Regionais, e realizar profícuas reuniões.
Entretanto, além de fazê-las com as respectivas diretorias, inovamos estas visitas com encontros com comerciários e comerciárias nas lojas nas quais a presença da Federação, aliada à participação do Sindicato, agrega valores que somente o chamado “olho no olho” pode reconhecer.
É quando ouvimos e anotamos as reivindicações da categoria, estimulamos propostas para as ações do sindicalismo sindical comerciário paulista e, entre outras atividades, convidamos os trabalhadores a estarem mais próximos do Sindicato, assim como suas entidades representativas estão, cada vez mais, o lado deles.
Outro fator que nos têm despertado atenção (para a nossa alegria) é a satisfação que a categoria demonstra ao receber nossas visitas. As conversas, previamente marcadas com as gerências, são descontraídas e motivadoras porque revelam que (com o perdão da redundância), o movimento sindical deve ser movimentar, tem de ir onde o trabalhador esta, não importam as distâncias. Ou seja, não basta contar com o termo movimento somente no nome. É preciso se mexer! É o que estamos fazendo!
Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários e tesoureiro da Força Sindical Nacional