Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Educação de Qualidade e Cidadania
terça-feira, 2 de julho de 2013
Artigos
O anúncio de investimento de R$ 50 milhões para a reforma e construção de novas escolas, feito no dia 26/06/2013, pelo secretário municipal da Educação de São Caetano do Sul, revelou o compromisso do prefeito Paulo Pinheiro com o avanço do sistema de ensino de qualidade em nosso município e com o futuro das nossas crianças e juventude. O fato é que, não se trata, apenas e tão-somente, em melhorar a estrutura física das unidades escolares na cidade.
E sim dar um salto na qualidade do ensino, com vistas a atingir o “padrão Finlândia”, conforme evidenciou o secretário da pasta, o professor Daniel Contro, em referência ao país que hoje é destaque em educação no mundo.
Como dirigente sindical e vereador em São Caetano do Sul tenho que parabenizar a atitude do prefeito por tal medida, uma vez ser esta uma bandeira que há muito defendemos, não só para nossa querida cidade, mas fundamentalmente para o todo o Brasil. Isto porque se entende aqui a educação de qualidade e acessível a todos como instrumento de promoção da igualdade, nos seus diversos sentidos, particularmente nos aspectos cultural e profissional das pessoas. E ainda como contribuição ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Assim, elevar a melhoria do ensino, em todos os níveis, é oferecer condições para a promoção da justiça social, da igualdade de oportunidades e do desenvolvimento tecnológico. Não podemos permanecer indefinidamente como nação na qual a maioria da sua mão-de-obra cumpra a mera função de apertadora de parafusos e/ou embaladora de produtos dos outros. Por esse caminho não chegaremos a ocupar o espaço que nos é reservado no concerto das nações desenvolvidas. É preciso ousar no quesito educação de qualidade.
Não é atoa que nas manifestações de rua que ocorrem hoje em todo o país há um verdadeiro clamor por uma educação de qualidade e ao acesso de todos.
Na minha vida, como sindicalista, nunca abdiquei de lutar por uma educação que cumpra os papéis que lhe destinam os artigos 205 e 206, da Constituição Federal, de 1988. Portanto, ao ver o prefeito Paulo Pinheiro imbuído da missão em promover o sistema municipal de ensino a um novo patamar, não há como ficar alheio à proposta, já que o nosso compromisso com o tema nos coloca em mobilização no sentido ver atendida uma reivindicação histórica do povo brasileiro na sua luta por melhoria na qualidade do ensino publico, bem como na democratização ao seu acesso, desde o básico ao nível superior. Isto porque uma questão está diretamente vinculada à outra. Sem o acesso ao ensino básico de qualidade cria-se automaticamente uma barreira em direção ao ensino superior de alto nível. Ou seja, à universidade pública e aos cursos considerados de ponta (engenharia, medicina, economia, etc.). Condição importante e necessária para promover a cidadania, o desenvolvimento nacional, dominar tecnologias novas e reduzir drasticamente, senão acabar, com os baixos salários, hoje predominantes em cidades do ABC Paulista e do Brasil e que não oferecem perspectiva alguma em termos de futuro.
Aparecido Inácio da Silva,presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e vereador por São Caetano do Sul