Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Elevar os pisos salariais
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Artigos
Apesar do crescimento da economia nos últimos anos, os gastos com salários dos trabalhadores brasileiros ainda representam uma pequena parcela no faturamento da grande maioria das empresas. Aliás, com as inovações tecnológicas, com a automatização, muitas empresas simplesmente substituíram as pessoas por máquinas e linhas de produção informatizadas.
O Brasil também ainda apresenta as maiores diferenças salariais entre cargos. Quem está na linha de produção às vezes ganha até cem vezes menos do que quem ocupa cargo de gerência. Isto sem falar nas mulheres e negros, que recebem menos que os homens brancos que desempenham as mesmas funções.
Diminuir essas diferenças, elevando significativamente os pisos salariais, é um dos grandes desafios das categorias em campanha, além, é claro, do aumento da massa salarial como um todo, incluindo participação nos lucros e outros benefícios. Pisos salariais maiores, acertados em convenções, reduzem a manobra de muitas empresas, que demitem quem teve reajuste para contratar outros empregados com salários menores.
Para ver como isso é importante, basta observar a economia nas regiões mais pobres do país, aonde a maioria dos trabalhadores recebe o mínimo. Com o salário mínimo aumentado acima da inflação, estados do nordeste têm crescido mais de 10% ao ano. Os reajustes que quase dobraram o mínimo nos últimos três anos reduziram a pobreza e deram algum poder de compra para quem mal conseguia sobreviver.
Elevar os pisos salariais colocará mais recursos nas mãos de quem ainda não tem acesso a coisas básicas, como boa educação, saúde, lazer, cultura e outras atividades que movimentam a economia. Fará também crescer o mercado interno, melhorará nossa economia e evitará que o Brasil fique a mercê de novas crises internacionais.
Danilo Pereira da Silva é presidente da Força Sindical São Paulo