Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Federação estrutura departamento para combater desigualdade racial
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Artigos
A Diretoria da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários) reitera todo seu empenho, apoio e atuação junto à população afrodescendente pela celebração do Dia da Consciência Negra, comemorada em 20 de novembro.
36,1% menos
Recente estudo publicado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), denominado “Os negros nos mercados de trabalho metropolitanos”, revela: em média, um trabalhador negro recebe um salário 36,1% menor que o de um não negro. As diferenças de salários e de chances de empregabilidade crescem, ainda mais, quando se tratam de cargos de chefia. Não importam a região ou o nível escolar.
Dificuldades
Lucia Garcia, coordenadora de pesquisa sobre emprego e desemprego do Dieese, afirma: ‘Em qualquer perspectiva, os negros ganham menos do que os brancos. O que observamos é que a progressão na educação melhora a educação da população negra, mas não extingue a desigualdade. O trabalhador negro encontra dificuldades ao longo de toda a sua vida profissional; desde o momento de conseguir um emprego até nas oportunidades para progredir na carreira.”
Inclusão
Nosso Departamento de Educação e Responsabilidade Social tem desenvolvido ações de inclusão deste contingente no mercado de trabalho. O setor está sendo estruturado na Federação e nas suas oito Regionais distribuídas pelo Estado. Discriminação, não!
Luiz Carlos Motta é presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo