Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Força SC define agenda para o ano todo
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Artigos
Apesarde não termos parado o trabalho o nosso ano começou oficialmente. Logo após ocarnaval a diretoria da Força Sindical SC reuniu os sindicatos filiados edefiniu a agenda para 2012.
Esseano será de grandes desafios, inúmeras batalhas, mas temos a certeza que sãolegitimas e devem ser vencidas.
Acomeçar pelo Movida (Movimento em Defesa da Saúde e Segurança da ClasseTrabalhadora Catarinense) nada mais é que um manifesto pela vida em memória aquelesque morreram por acidentes de trabalho. Ainda não definimos a data, mas sabemosmuito o que lembrar e o que reivindicar. Doenças de LER afastam cada vez maistrabalhadores de frigoríficos e trabalhadores administrativos, sem falar namutilação e nos casos mais graves – que ainda não são considerados como doençado trabalho, a depressão por causa da pressão, das intensas cargas de trabalho,metas para cumprir, etc.
Temosainda o Grito de Alerta em Defesa da Produção e do Trabalho que será em Itajaí nodia 28 de março. Nós sabemos que o desemprego está bem próximo de todos nós. Osinal de alerta acendeu quando nos deparamos com a desindustrializaçãobrasileira. Isso quer dizer que hoje importamos mais que exportamos. Chegam asnossas vidas muito mais produtos vindos de fora do que produzidos aqui no país.São roupas, cerâmicas, peças, brinquedos, calçados, entre tantos outrosprodutos quem vem da China e Taiwan derrubando a competitividade dos produtosnacionais. Nós não queremos nada de graça. Apenas queremos competitividade,pois a nossa realidade hoje é infinitamente desleal. Por isso, contamos comvocê para participar conosco desse grito.
Aindanão desistimos da Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais.Acreditamos que sim, que reduzir a jornada é dar mais qualidade de vida ao trabalhadore acima de tudo saúde. Vamos continuar com força total nessa campanha, queremose podemos conseguir garantir as 40 horas semanais.
Maso mais nos impulsiona hoje é a luta pelo Mínimo Regional Catarinense. Participamosintensamente de reuniões com os empresários para definir um reajuste e hoje buscamosa aprovação dos deputados e por fim a sansão do governador Raimundo Colombo.
Achamosmuitos empecilhos no nosso caminho, mas estamos sempre buscando FORÇAS para irem frente e melhorar cada vez mais a vida dos nossos trabalhadores e de toda asociedade catarinense.
Osvaldo Olavo Mafra, presidente da Força Sindical SC