Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Jornada Mundial pelo Trabalho Decente
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Artigos
O dia 7 de outubro de 2008 marca o início da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente, organizada pela Confederação Sindical Internacional – CSI. A iniciativa constitui em uma oportunidade importante para que sindicatos e organizações interessadas em promover o Trabalho Decente em todo o mundo unam forças em uma mobilização global. No Brasil, devido ao processo eleitoral, o início da Jornada acontece nesta sexta-feira, 10 de outubro, com mobilizações em todo o país.
A Força Sindical, conectada com o movimento sindical internacional, vem desenvolvendo uma luta constante para a implantação da Agenda do Trabalho Decente, através da promoção de empregos de qualidade, o bem estar social e uma globalização justa. Dentre as principais bandeiras defendidas pela Central estão a liberdade sindical, o diálogo social, a extensão da proteção social, o desenvolvimento sustentável e a erradicação do trabalho análogo ao escravo e trabalho infantil.
A promoção do Trabalho Decente não pode ser traduzida apenas pela geração de novos postos de trabalho. É necessário sim que esta geração seja associada a outros parâmetros, como nível adequado de remuneração, acesso à proteção social e liberdade de organização sindical. A preservação do meio ambiente, bem como do ambiente ergonométrico, também são consideradas vitais. A Agenda do Trabalho Decente cumpre compromissos definidos nos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), e aponta para uma nova ordem nas relações trabalhistas mundiais.
Com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências para a promoção e implantação da Agenda do Trabalho Decente, será realizada nos dias 29, 30 e 31 de outubro, em Porto Alegre (RS), a II Conferência Internacional da Força Sindical. O evento reunirá lideranças sindicais do Brasil, Paraguai, Venezuela, México, Costa Rica e Colômbia.
Nilton Neco, secretário de Relações Internacionais da Força Sindical