Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Mensagem de agradecimento aos companheiros e companheiras sindicalistas
quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
Artigos
Prezados companheiros e companheiros,
Como nos anos anteriores, quero deixar uma mensagem pelo ano que se finda e pelo ano que começa.
Uma mensagem de agradecimento , de apelo e de incentivo.
Na mitologia romana, Jano era um Deus. Ele representava as mudanças e as transições. Tinha o poder sobre “todos os começos.” Imaginem a importância disso!
Ele era representado por uma imagem com duas faces, uma que olhava para trás e outra que olhava para a frente. Por isso, o mês de janeiro vem da palavra Jano, que è o primeiro mês do ano. E consequentemente, sucede dezembro, o último mês.
Por que estou falando de Jano? Porque nós, humanos, temos essa característica de olharmos o futuro sem que deixemos de olhar o passado. Isto porque são nossas ações realizadas que nos dão o norte para as ações futuras. È por meio da avaliação que fazemos delas que tomamos novas decisões para que acertemos cada vez mais e possamos errar menos.
Olhando para 2015, quase findo o ano, vemos com satisfação que foi um ano de muitos trabalhos realizados e com conquistas a se comemorar no mundo do trabalho. Sim ,muitas conquistas, fruto de muito trabalho coletivo.
Falo como sindicalista, dirigente sindical e representante de trabalhadores e trabalhadoras em várias instâncias. A Conferência Nacional de Saúde criou paradigmas a serem cumpridos. Estávamos lá.
Como estivemos em diversos eventos onde a pauta era a conquista dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Eventos, em sua maioria, gratificantes do ponto de vista emocional pelas conquistas obtidas.
Mas, nesse olhar retrospectivo, também vemos que 2015 foi um ano difícil para a representação de trabalhadores e trabalhadoras na CTPP.
A Nr-12 deixou um gosto amargo em nossas bocas. Quando tudo parecia que ia bem, a bancada patronal recuou e emperrou um processo que vinha dando certo há alguma tempo, quando, por consenso, eram elaboradas e aceitas normas que garantiam a segurança e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.Não concordamos também com o teor da portaria sobre o uso do amianto pois achamos que ele deve ser banido e não apenas controlado.
Em 17 de novembro de 2015, outra decepção nos deixou insatisfeitos, quando foi editada a portaria do MTE, regulamentando os exames toxicológicos para motoristas.
Isso, porém, não quer dizer que fomos derrotados. Até porque, o guerreiro não é o que sempre sai vitorioso de uma luta, mas, sim, aquele que não desiste de continuar lutando por seus ideais. E, nesse sentido, somos guerreiros. Somos, enquanto sindicalistas , guerreiros resistentes.
Na filosofia tolteca, baseada nos conceitos de uma civilização que teria vivido há milhares de anos no México, existem quatro princípios básicos que, se aplicados, quebram toda a força do MEDO. São compromissos a serem assumidos. São acordos para nós mesmos.
E um desses princípios , que adotei como básico em minha vida, diz: “Sempre dê o melhor de si. Sob qualquer circunstância, sempre faça o melhor possível, nem mais nem menos.”
Nem sempre podemos obter o melhor resultado, mas, devemos continuar dando o melhor de nós, em tudo que fizermos.
E porque acredito nisso, adotamos esse princípio.E comprovamos na prática que, sempre que fazemos o melhor, encontramos pessoas que pensam como nós e nos fortalecem.
Com este conceito, vamos continuar em 2016 a por em prática nosso planejamento.
Sabemos que o pensamento coletivo é suficientemente forte para por em marcha um projeto de ação.
Sabemos que contamos com companheiros e companheiras que pensam como nós. Com pessoas que não cruzam os braços nem se calam diante dos embates necessários e que, juntos, fazem a construção de sindicatos fortes e combativos.
O mundo do trabalho não para. E nós, sindicalistas, acompanhamos o seu ritmo, sempre atentos, para que não haja distorções no lema que adotamos de” trabalhar sim, adoecer não!”.
Vamos continuar acreditando que a mudança para o melhor é possível.
E muito obrigado companheiros e companheiras, por fazerem parte do meu pacote de realizações gratificantes !
E por não terem medo de lutar por dias melhores e tão merecidos por toda a classe trabalhadora desse País, da qual fazemos parte !
Juntos venceremos o Medo! Juntos, mudaremos o mundo do Trabalho tornando-o cada vez mais justo!
Por isso, companheiros e companheiras, desejo-lhes, com muita alegria, um Feliz Natal e Um Feliz ano Novo!
Feliz 2016!
João Donizeti Scaboli
Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR
Diretor adjunto da Secretaria Nacional e Segurança e Saude do Trabalhador da Força Sindical
Representante da Força Sindical e FEQUIMFAR e Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde
Representante da Força Sindical e FEQUIMFAR no Conselho Curador da FUNDACENTRO