Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
O conhecimento gera poder
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Artigos
Quando se analisa os problemas e possíveis soluções para um país, região ou cidade observa-se que a educação é um ponto chave em qualquer programa de governo. O combate à violência também ocupa posição de destaque. Porém em relação a investimentos, a educação deve receber atenção especial e contínua, não apenas ser mencionada em palanques.
No entanto, o investimento não deve ser iniciativa apenas do governo. Empresas que se preocupam com o desenvolvimento de sua comunidade também têm sua função nesse processo. Além da população que deve sempre buscar seu crescimento através principalmente da busca por conhecimento.
Todo conhecimento gera poder e todo poder gera conhecimento. O desinteresse do Estado em investir na educação pode ser explicado pelo fato de se sentir ameaçado por uma população que pensa. Se o conhecimento gera poder, quanto mais se estuda, mais abrem-se possibilidades. O poder aumenta na medida em que aumenta o conhecimento. Não interessa ao Estado que todos estejam aptos a governar ou entender o mecanismo do governo. Todas as relações de poder envolvem dominados e dominadores. Ao governo interessa que haja a manutenção de ambas as parcelas em proporção desigual.
É fácil notar, pois sempre são os mesmos personagens que ocupam as páginas da política, o que muda são as suas posições sociais. A única forma de quebrar esse ciclo é uma revolução. Mas a revolução a qual me refiro é a da busca pelo saber. Só iremos prosperar quando estivermos aptos a confrontar os detentores do poder não fisicamente, mas através de nosso conhecimento.
Lembrando que devemos tomar providências imediatamente, pois a conta no final é sempre nossa.
Luiz Carlos Miranda, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga