Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Ocupar os espaços
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Artigos
No momento em que nos preparamos para realizar o 4º e mais importante congresso da Força Sindical São Paulo, algumas reflexões devem ser feitas por todos os companheiros sindicalistas.
A primeira delas é pensar sobre todos os espaços de discussão e participação que vêm sendo abertos aos representantes dos trabalhadores. Todas as prefeituras devem ter conselhos municipais de trabalho e emprego, saúde, transporte, crianças e adolescentes, mulheres, idosos e demais atividades de interesse da população. E, em todos esses conselhos, são reservados lugares para representantes de trabalhadores.
Todas as delegacias regionais do trabalho devem ter também representantes de sindicatos de trabalhadores, que são responsáveis por ajudar na fiscalização das empresas e locais de trabalho.
Esses espaços precisam ser ocupados de maneira articulada com os movimentos sociais para que as prefeituras sejam obrigadas a implantar políticas públicas de interesse dos trabalhadores. É dever dos sindicalistas exigir saneamento básico, educação, saúde, transporte público e segurança de qualidade. Toda cidade paulista, por exemplo, deve ter escolas profissionalizantes, com cursos técnicos de qualificação profissional.
Isso, articulado com campanhas salariais vitoriosas, vão significar a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares.
Com a atuação mais articulada das centrais sindicais, algumas conquistas já foram alcançadas, como o aumento real do salário mínimo, a correção da tabela do imposto de renda e a regulamentação das centrais.
Agora, com uma estrutura mais profissional, devemos preparar os nossos dirigentes para intervir de maneira organizada, constante e eficiente em questões ainda mais abrangentes, como a geração de energia e a preservação do meio ambiente.
Hélio Herrera Garcia, Peninha, é secretário geral da Força Sindical São Paulo.