Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
#OcupeBrasilia: Uma vitória unitária – por João carlos Gonçalves (Juruna)
segunda-feira, 29 de maio de 2017
Artigos
Não temos dúvida de que a manifestação em Brasília, no último dia 24, organizada pela Força Sindical e demais centrais sindicais foi um sucesso. Sucesso pela unidade de ação, pela participação de representantes de várias cidades e estados, pela diversidade de categoria e pela contundência nas reivindicações.
A construção disso, podemos creditar àqueles capazes de costurar uma frente tão ampla, com discussões, propostas e busca do entendimento que unifica.
Unifica a mobilização, os propósitos e as palavras de ordem contra o que enfrentamos.
Enfrentamos o governo que, com sua pauta de reformas, tem proposto a retirada de direitos, na previdência e nas leis trabalhistas.
Quanto a questão mais geral da política em nosso país, no jogo democrático existem divergências naturais dentre uma gama tão ampla de posições: fora Temer, eleições diretas, indiretas, acumulação de forças para 2018, etc. Se não soubermos bem encaminha-las, podemos colocar a perder todo um conjunto de organizações que estão e estarão juntas nos propósitos unitários acordados.
Ao sindicalismo, por ser um movimento de massas, reivindicatórios dos direitos trabalhistas, a busca da preservação da unidade é fundamental não apenas para os acordos de cúpula, mas, sobretudo, para garantir nos locais de trabalho um ambiente democrático que contemple diferenciadas visões de mundo.
Por isso, acredito que os próximos passos devem ser dados com cautela. Fizemos uma grande mobilização que ainda será comentada por semanas. Ao invés de já correr em busca de uma nova ação, creio que é necessário, neste momento, animar outros setores da sociedade à também se posicionarem: como os artistas, que vão fazer neste domingo, na Praia de Copacabana, no Rio. E também estudantes de todas as faixas, profissionais liberais, enfim, toda a sociedade.
Aos sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais cabe a continuidade da propaganda e organização nos locais de trabalho. Divulgar ao máximo nossas opiniões sobre o ato e construir um calendário a médio prazo, que aponte para uma nova mobilização nacional. Talvez, uma greve geral.
Nossa intensa e fortíssima ação em Brasília deve impregnar outros setores da sociedade. Nós, sindicalistas, estamos dispostos e vamos trabalhar para nos unir aos diversos setores da vida social em torno da busca de uma solução democrática para o nosso país. Uma solução à luz da Constituição, e consensos democráticos, que garanta o desenvolvimento, a justiça social e preserve a democracia, duramente conquistada.
João Carlos Gonçalves, Juruna
Secretário Geral da Força Sindical