Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Os planos da Força no Rio Grande do Norte
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Artigos
A Força Sindical do Rio Grande do Norte terá uma nova sede, na rua professor Zuza, 263, no Centro Empresarial Samburá, em Natal. A infra-estrutura será simples, mas importantíssima para ampliarmos nossa ações no mundo sindical.Hoje, temos sindicatos associados que representam trabalhadores dos setores públicos e privados.
Diferentemente das outras regiões do País, a crise econômica, felizmente, não nos atingiu. Por exemplo, nas áreas da construção civil e pesada as obras e os empregos foram mantidos, porque os investimentos são de origem européia na área do turismo e do petróleo. Na convenção coletiva negociada na nossa data-base de 1º de outubro (em plena crise econômica mundial) conquistamos reajuste de 7% e tivemos demissões normais dentro da rotatividade tradicional do setor.
O que nos desafia é o setor público. As negociações com o governo são difíceis e demoradas. Mas conseguimos reajuste de 25% no ano passado (1º de outubro) para os agentes penitenciários, depois de uma luta de 2 anos.
Para facilitar as negociações entregamos ao governo estadual um plano de cargos e salário. Ainda não fomos chamados para iniciar as negociações, mas vamos insistir para garantir melhorias para os trabalhadores no setor penitenciário.
José Antonio de Souza
presidente da Força Sindical do Rio Grande do Norte