Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Razões de otimismo
terça-feira, 25 de maio de 2010
Artigos
A conjuntura favorável à luta dos trabalhadores faz aparecer, em todos os quadrantes, notícias de vitórias e realizações.
Os metalúrgicos de Curitiba, por exemplo, comemoram as conquistas de PLR em várias empresas obtidas com greves e mobilizações dirigidas pelo sindicato. E o jornal O Globo de 25 de maio estampou em página quase inteira os 270 itens da agenda de reivindicações dos trabalhadores a ser aprovada no Pacaembu, dia 1º de junho, na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora.
Semana passada, em Belém, os sindicatos de economistas filiados à Federação Nacional dos Economistas, realizaram o VI Encontro Nacional das Entidades Sindicais de Economistas. Foram três dias de trabalho com várias apresentações e discussões, a começar pela palestra proferida pelo professor Carlos Lessa, um dos decanos da profissão.
O VI ENESE teve o patrocínio da CNTU, confederação dos profissionais liberais com formação universitária regulamentada, cuja direção se deslocou em massa para Belém e realizou aí a reunião nacional estatutária da entidade deliberando sobre os meios e formas dos profissionais participarem da CONCLAT. Das federações filiadas à CNTU apenas a Federação Nacional dos Farmacêuticos é filiada organicamente à CTB; a independência da CNTU e das outras federações a ela filiadas, não será obstáculo à participação no evento que é organizado pelas centrais e aberto a todo o movimento sindical.
Por coincidência, durante a viagem da direção da CNTU e o VI ENESE o Sindicato dos Engenheiros do Pará organizou a primeira reunião dos profissionais universitários que trabalham no Banco da Amazônia (BASA). Na reunião, que durou o dia todo e lotou o salão do sindicato, os engenheiros, arquitetos, veterinários e outros profissionais criticaram a intransigência da direção do banco que não respeita e não paga o piso profissional legal das profissões e reivindicaram o pagamento de uma PLR compatível com o importante papel do banco público e com os lucros que ele vem obtendo.
Estou otimista? Estou. As vitórias são boas e vão melhorar.