Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Redução de jornada segue forte em SC
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Artigos
Atrás do ditado onde diz que; ‘Uma andorinha só não faz verão’, os nossos sindicatos, filiados a Força Sindical de SC, trabalham unidos em prol do trabalhador catarinense e de todo Brasil. Após 20 anos sem grandes alterações na legislação trabalhista, o país segue para conquistar a mudança da década e, talvez, uma das maiores desde a época Getulista, onde ganhamos os principais direitos contidos na CLT, até hoje vigentes. A redução da jornada de trabalho para 40h semanais deverá mudar o panorama do emprego e melhorar a qualidade de vida do nosso povo.
As oportunidades criadas para melhorar a vida do trabalhador não foram por acaso nestes últimos anos. Com uma democracia nova, onde o primeiro presidente eleito pelo voto direto após a ditadura aconteceu apenas a19 anos, finalmente podemos contar com um mandatário com origem sindical e trabalhista. Apesar de um fraco desempenho nos primeiros quatro anos de governo, o presidente Luis Inácio Lula da Silva se revelou a favor de nossa classe no segundo mandato e, com a ajuda de lideranças políticas como Paulo Pereira da Silva, Paulinho, nós conseguimos avançar nas questões trabalhistas. Foi dessa maneira que conseguimos derrubar a emenda nº3.
Será dessa maneira também, que iremos reduzir a jornada e propiciar, de acordo com uma ampla pesquisa do Dieese, dois milhões de novos postos de trabalho no país. Em uma sociedade onde milhares de jovens chegam ao mercado sem qualquer tipo de de garantia de posto de trabalho, essa será a tônica da geração de emprego e conseqüentemente de renda para o povo brasileiro. A nossa luta está apenas começando e vamos ter que enfrentar muitas dificuldades, mas vamos nos fazer ouvir, em cada porta de fábrica, praças, empresas e, principalmente, dentro do movimento sindical que ganha mais força a cada dia e que vem garantindo as conquistas e os direitos de cada trabalhador nesse país.
Osvaldo Mafra, Presidente Força Sindical de SC