Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
São Paulo hoje é o tambor do Brasil
quarta-feira, 7 de março de 2012
Artigos
Quando o ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande Sul, LEONEL BRIZOLA voltou para o Brasil no final dos anos 70, os jornalistas questionaram o por quê da sua decisão de recomeçar a sua luta política no Rio de Janeiro e não no Rio Grande do Sul, sua terra natal e onde ele já tinha sido governador.
BRIZOLA justificou a sua atitude dizendo que quando ele foi cassado pelos militares era deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro e que o Rio era o tambor do Brasil. Naquele momento, o líder trabalhista tinha toda razão. No Rio de Janiero se concentrava os veiculos de comunição mais importantes do País, TV GLOBO, JORNAL DO BRASIL. O GLOBO, MANCHETE, TRIBUNA DA IMPRENSA, O PASQUIM e outros.
O Rio de Janeiro a partir da decada 90 foi perdendo a sua força, o tambor político não ecoava mais para o Brasil, LEONEL BRIZOLA foi a última liderança que o Brasil respeitava, o medo das elites que o BRIZOLA chegasse a Presidencia da República era tão grande que elaboraram uma campanha sistemática para desacreditar a sua liderança. Tudo que era de ruim, eles culpavam o BRIZOLA. O Rio de Janeiro era mostrado para o Brasil de uma forma totalmente distorcida e cruel. O negócio era destruir o BRIZOLA. O Rio de Janeiro hoje não mais o tambor do Brasil.
São Paulo é hoje o Estado da Federação, que conduz economicamente e politicamente os destinos do Brasil. Os paulistas ocuparam todos os espaços, os principais jornais e revistas de alcance nacional estão em São Paulo, redes nacionais de televião também, as sedes das principais Centrais Sindicais estão em São Paulo, os grandes Partidos Políticos tem suas origens em São Paulo, o povo paulista e suas elltes tem sabido com inteligência e competência trabalhar para construir uma melhor vida os brasileiros que vivem em São Paulo.
As principais lideranças políticas do Brasil estão em São Paulo. De 1994 até 2010 o Brasil foi dirigido por políticos que militam politicamente em São Paulo, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva governaram estes 16 anos, politicamente o povo paulista tem compreendido o ditado popular que diz que toda unanimidade é burra. Neste momento político, às eleições municipais de 2012 se transformaram em uma eleição nacional, onde as duas maiores forças políticas do País não querem perder espaço. O Brasil inteiro está ligado nesta disputa, que é municipal, mais pela importância que São Paulo representa no Brasil se tornou é uma questão nacional. São Paulo é hoje o tambor do Brasil.
Vicente Filizzola – Presidente da Força Sindical do Estado do Amazonas