Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
STF: mandato dos políticos pertence aos partidos
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Artigos
Acabou a vergonhosa prática do troca-troca que os políticos faziam assim que acabavam de ser eleitos. Bastava um tapinha nas costas do Poder Executivo para que os vereadores, deputados estaduais e federais trocassem de partido como mudavam de camisa. Um vexame democrático que atrapalhava a mobilização dos trabalhadores para gerar compromissos com os políticos eleitos entre uma eleição e outra.
Agora, com a decisão do Supremo Tribunal Federal que vincula, a partir de 27 de março deste ano, o mandato dos políticos eleitos aos seus respectivos partidos, conseguimos um grande avanço histórico para a democracia brasileira.
Podemos, durante as eleições, verificar não apenas as promessas do candidato mas, principalmente, o perfil ideológico e de compromissos de seu partido. Ao escolhermos o candidato e, ao mesmo tempo, o partido ao qual ele está vinculado, vamos fazer um limpa nas nossas casas legislativas.
Com o tempo, o partido sem personalidade, feito sob medida para virar trampolim de político sem palavra, vai perder espaço nas câmaras, nas assembléias legislativas e no Congresso Nacional.
Com essa decisão histórica do STF, o nosso voto se valoriza muito mais. Pois, ao fixar o candidato no partido, o político terá que defender os compromissos do partido durante a eleição e terá que ajudar a sua agremiação política a cumprir.
A gente tem uma tradição histórica de fidelidade aos nossos grupos. Até mesmo no futebol fica feio se um dia o cara é sãopaulino, no outro virar a casaca para o lado do Corinthians só porque o time ganhou uma partida.
Agora, com a fidelidade partidária, acabou o vergonhoso troca-troca. O que aumenta a nossa responsabilidade na hora de escolher nossos futuros vereadores e prefeitos nas eleições do ano que vem. Mas também nos garante, através do mandato do político eleito, uma plataforma de reivindicação. Pois o político e o partido estarão comprometidos com o nosso voto. Cada vez mais forte.
Cícero Firmino, o Martinha, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André