Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Trabalho infantil: além do debate, Força Sindical trabalha para mudar realidade
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Artigos
A Central defende que lugar de criança é na escola e não ao trabalho Infantil.
A Força Sindical é contra o trabalho infantil e seus dirigentes, assessores e militantes participam em várias frentes, ou seja, nos espaços nacionais e internacionais em fóruns e em conselhos para acabar com esta crueldade contra as crianças.
Os dirigentes sindicais lutam por políticas públicas eficientes e eficazes, por uma educação gratuita e de qualidade; na prevenção e erradicação do trabalho infantil, contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e a prostituição infanto-juvenil, pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes entre outras.
Para a Central, a prática é tão importante quanto o debate. Nesse sentido, alguns sindicatos desenvolvem projetos com o objetivo de investir no presente, para garantir o futuro de nosso país.
Preocupada com as crianças que viviam no Jardim Rochdale, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e região criou a Associação Eremim. Que tem por objetivo contribuir na complementação educacional, garantindo o acesso à arte e cultura das crianças, adolescentes e jovens atendidos.
O Meu Guri – Centro de Atendimento Biopsicossocial – tem com mantenedor o sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi. Este projeto tem características distintas, pois o mesmo atende crianças encaminhadas pela vara da infância, em situação de casa lar.
O Instituto Meu Futuro, desenvolve ação de complementação educacional com atendimento a crianças, adolescentes e jovens no contra turno escolar tem com principal mantenedor o sindicato dos metalúrgicos de Guarulhos.
Projeto Cindquimicos atende crianças em situação de complementação educacional no contra turno escolar e tem com principal mantenedor os trabalhadores filiados ao sindicato dos Químicos de Guarulhos.
Associação Bogum Ere atende jovens, na grande Salvador, e conta com o apoio do Sindicato da Construção Pesada do Estado da Bahia, com a contribuição na Força Sindical do Estado da Bahia.
Nosso objetivo é desenvolver projeto para que, cada vez mais, crianças e adolescentes se distanciem dos riscos exposto nas ruas no sentido de garantir uma infância digna e com proteção a criança e ao adolescente.
Valclecia Trindade, 2ª Secretária da Força Sindical